Topo

Em qual altura podemos dizer que começa o espaço?

Planeta Terra visto do espaço  - Getty Images
Planeta Terra visto do espaço Imagem: Getty Images

Guilherme Tagiaroli

De Tilt, em São Paulo

09/07/2021 16h55

Estamos oficialmente na era em que cada vez mais humanos viajarão ao espaço. Bilionários como Jeff Bezos e Richard Branson planejam fazer voos privados de turismo espacial para quem quer ter uma noção de como são as coisas fora da Terra. Diante disso, fica a pergunta: onde exatamente começa o espaço? O que as empresas destes endinheirados estão, de fato, ofertando?

De forma geral, o espaço é definido como a região acima da atmosfera, a camada de gases que envolve a Terra. No entanto, a definição exata de onde o espaço começa pode ser diferente dependendo para quem você pergunta.

Os Estados Unidos têm uma definição própria, que considera que o espaço começa a uma distância de 80 km da superfície da Terra. Se um piloto ultrapassa este marco, ele já pode ser chamado de astronauta.

É neste limite que se apoia a Virgin Galactic, do bilionário Richard Branson. O voo planejado pela companhia pretende ultrapassar os 80 km da superfície da Terra, mostrar a curvatura da Terra para os tripulantes e depois voltar para casa. Em alguns testes preliminares, a companhia já fez com que sua aeronave atingisse uma altitude de 90 km.

Uma das convenções mais aceitas, no entanto, é a da FAI (Federação Internacional de Aeronáutica), que define que o espaço fica acima da linha de kárman, a uma distância de 100 km acima do nível do mar. Quando, por exemplo, balões chegam a uma altura um pouco menor que essa, costuma-se dizer que eles atingiram os "limites do espaço".

O voo planejado pela Blue Origin, a empresa de Jeff Bezos, deve atingir justamente esta altitude estabelecida pela FAI. Em testes preliminares, seu foguete chegou a uma altitude de 101 km.

Agora, se levarmos ao extremo de que ir ao espaço é deixar completamente a atmosfera da Terra, então um voo teria de ultrapassar os 600 km de distância de nosso planeta, passando por todas as camadas de nossa "proteção gasosa". São elas:

  • Troposfera - de 7 km a 15 km (onde os aviões comerciais circulam)
  • Estratosfera - 15 km a 50 km (onde jatos circulam)
  • Mesosfera - 50 km a 85 km (quando um detrito rochoso espacial chega até ela, rola combustão e você vê estrelas-cadentes)
  • Termosfera - 85 km a 600 km (onde rola a retenção de radiação solar)
  • Exosfera - acima de 600 km (onde ficam os satélites artificiais)

Se levarmos essa definição ao pé da letra, nem a Estação Espacial Internacional está no espaço, pois ao orbitar a Terra sua distância de nosso planeta varia entre 330 km e 440 km.

Resumindo, as definições de espaço mais aceitas são as usadas pelos Estados Unidos (a 80 km da Terra) e a da FAI (a 100 km da Terra).