Topo

Deu Tilt #20: Como pandemia bagunçou mercado de chips e agravou a crise

Thiago Varella

Colaboração para Tilt

23/06/2021 04h00

Os chips não estão mais apenas nos celulares e nos computadores, mas também nos carros, geladeiras e tantos outros produtos do nosso dia a dia. O problema é que o componente está em falta no mercado. E uma das culpadas para isso estar acontecendo é a pandemia de covid-19.

Para falar mais sobre o tema, o 20º episódio do podcast Deu Tilt convidou Helder Galeti, professor do departamento de engenharia elétrica da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos), e Reinaldo Sakis, gerente de pesquisa da consultoria IDC Brasil.

Ouça o episódio na íntegra no player acima.

Sakis explicou que o mercado estava preparado para uma determinada demanda de chips. A tendência de consumo de computadores, tablets e celulares vinha caindo no mundo, mesmo em mercados grandes e emergentes como o chinês. O problema foi que a pandemia de covid-19 alterou todo o panorama (ouça a partir de 05:57).

"O home office e o home schooling fizeram a demanda aumentar. As pessoas precisam de mais de um computador por casa. Isso ocorreu praticamente no mundo todo. A gente tinha uma linha que era estável pros próximos anos e, de repente, ela deu um salto. Isso aconteceu com celulares, por causa do 5G, e computadores e tablets por causa da pandemia que precisou de um novo momento de uso", explicou.

As fábricas de chips já estavam dimensionadas para um mercado de um tamanho, com uma perspectiva de que não fosse crescer muito nos próximos anos, e, de repente, houve uma grande mudança no cenário causada, principalmente, pela pandemia. E agora, alguns produtos estão ficando mais caros para o consumidor final (ouça a partir de 08:55).

"A gente notou, desde o início do ano passado, os custos de computadores, celulares, todos estão sofrendo aumentos sucessivos de uma forma muito mais forte do final do ano passado para agora", disse Sakis.

A demanda pelo produto é grande, até porque os chips não estão somente nos nossos computadores e celulares. Carros e eletrodomésticos, como geladeiras, também contam, muitas vezes, com esses pequenos componentes (ouça a partir de 11:00).

"Tanto nos carros quanto naqueles produtos com valor agregado maior e que são cada vez mais demandados para interação e entretenimento, você vê o efeito, mas a causa está num nível microscópico que as pessoas não percebem", disse Galeti.

Os podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts e em todas as plataformas de distribuição de áudio. Você pode ouvir "Deu Tilt", por exemplo, no Spotify, na Apple Podcasts e no YouTube.