Topo

Lava e Seca da LG tem IA que analisa tecido e promete roupa menos amassada

Lava e seca LG: modelo VC2 - Divulgação
Lava e seca LG: modelo VC2 Imagem: Divulgação

Felipe Oliveira

Colaboração para Tilt

02/06/2021 16h30

A LG apresentou nesta quarta-feira (2) a sua nova linha de máquinas lava e seca com dois modelos: VC2 e VC4. Os destaques vão para maior capacidade de roupas sem impacto no tamanho e sistema de Inteligência artificial, que consegue analisar o tipo do tecido que foi colocado no tambor e calcular o melhor tipo de lavagem.

Segundo a marca, essa tecnologia protege até 18% mais as roupas na máquina. Agora, nova linha trabalha com 13 Kg, um aumento de 2 Kg.

O lançamento chega ao Brasil por a partir de R$ 4.599. A nova linha Lava e Seca da LG também conta com outras tecnologia, como comandos via aplicativos de celular e comando de voz a partir do Google Assistente.

Como o reconhecimento de tecidos funciona

Para fazer a identificação do tecido, a máquina de lavar conta com uma base de dados de 20 mil combinações de lavagem. Assim, ao analisar o peso e a maneira como a roupa se movimenta no tambor, ela consegue compreender que tipo de roupa (se é um edredom, por exemplo) será lavada e colocar a melhor função possível, segundo a empresa.

"A lavadora pode identificar, por exemplo, uma carga mista de camisetas e calças de tecidos diferentes e, em seguida, programar o ciclo de lavagem para usar movimentos, temperaturas e tempos personalizados, adequados para uma lavagem ideal", explica a LG.

Roupas menos amassadas

Outra função bastante destacada pela companhia é a Steam+, presente no modelo VC2. Essa função gera vapor nas roupas por meio do aquecimento da água, reduzindo em até 99,9% os agentes alergênicos e deixando as roupas 30% mais fáceis de passar, de acordo com a empresa.

O modelo também conta com a função Refresh, que permite que o consumidor desodorize roupas que foram usadas, mas que não precisam necessariamente serem lavadas. A fabricante diz que é possível eliminar odores de comida e de cigarro, por exemplo.

Além disso, o VC2 possui o Turbo Washo 360º, com a promessa de ciclos de lavagem até 30 minutos mais rápidos com ajuda de quatro jatos de água. Com essa função ativada, por exemplo, é possível lavar até 5 quilos de roupas em apenas 39 minutos.

A versão VC4 também conta com a tecnologia Steam, que ajuda a lavar com vapor, e o TurboWash, mas ela trabalha apenas com 2 jatos.