Topo

Deu ruim, mas não muito! Helicóptero Ingenuity falha durante voo em Marte

Helicóptero Ingenuity da NASA, em missão em Marte - NASA/JPL-Caltech
Helicóptero Ingenuity da NASA, em missão em Marte Imagem: NASA/JPL-Caltech

Roseli Adrion

Colaboração para Tilt

28/05/2021 13h37

O helicóptero Ingenuity está em Marte há três meses e teve um comportamento totalmente inesperado durante seu sexto voo de teste no planeta. O equipamento começou a ajustar sua velocidade e se inclinar para a frente e para trás em até 20 graus. Esse padrão oscilante levou a picos de consumo de energia, de acordo com Håvard Grip, o piloto-chefe do dispositivo.

Foi a primeira vez que isso aconteceu e o motivo dessa conduta foi um erro de navegação no sistema: uma das fotos tiradas pela câmera da pequena aeronave não foi registrada e o veículo ficou atrapalhado a respeito de sua própria localização. Além disso, as imagens seguintes apresentavam data e hora incorretas.

Isso confundiu o algoritmo do helicóptero que, ao usar essas informações de navegação como base, recebia dados errados. O Ingenuity, então, passou a necessitar de correções de voo constantes, o que o levou a oscilar.

A falha ocorreu durante uma atividade que incluía subir a 10 metros de altitude e voar 150 metros para sudoeste, a 4 metros por segundo. Ao fim desse percurso, a pequena espaçonave deveria ir 15 metros para o sul, enquanto fotografava o oeste, e voar mais 50 metros para nordeste antes de pousar. Os primeiros 150 metros foram percorridos como planejado, mas, aos 54 segundos, já no segmento final da tarefa, o comportamento do veículo mudou.

Segundo Grip, um sistema interno que garante estabilidade extra socorreu o helicóptero. Ao fim da jornada, o Ingenuity pousou em segurança a cerca de 5 metros do local originalmente pretendido, de acordo com os técnicos do Laboratório de Propulsão a Jato (Jet Propulsion Laboratory - JPL), da Nasa.

Para Grip, essa falha terá de ser melhor investigada, mas sua ocorrência confirmou a robustez do sistema. "Não havíamos planejado um voo tão estressante, mas agora a Nasa tem dados que provam os limites externos de alcance de desempenho do helicóptero", diz.

Outras missões em Marte

O helicóptero Ingenuity é parte da missão Mars 2020, da Nasa. Com ele, a agência quer demonstrar sua tecnologia de voo autônomo em outro planeta. Além dos EUA, outros países enviaram missões para o planeta vermelho no ano passado.

Um deles é a China: sua missão Tianwen-1 chegou a Marte em fevereiro. Seu objetivo é estudar a areologia do planeta para aprender mais sobre sua superfície e o que há embaixo dela.

Os Emirados Árabes Unidos também enviaram uma missão a Marte em 2020, a Hope Mars. A sonda tem o objetivo de estudar a atmosfera marciana, incluindo o sistema climático do planeta ao longo do ano.