Topo

Novo Android, fones e WearOS: o que esperar do Google I/O 2021

Thiago Varella

Colaboração para Tilt

18/05/2021 04h00

As expectativas em relação ao Google I/O 2021 estão bem altas. Como o principal evento para desenvolvedores do Google não foi realizado no ano passado por causa da pandemia de covid-19, é esperado que a empresa apresente várias novidades em relação a seus produtos.

A conferência começa hoje (18), às 14h (horário de Brasília) e vai até quinta-feira (20), e vai dar para acompanhar tudo online. Tilt fez uma lista daquilo que é mais esperado e de como e onde você pode assistir à Google I/O 2021.

Android 12

Talvez a principal expectativa seja sobre o Android 12. O sistema já teve algumas prévias liberadas e deve chegar aos celulares até setembro. Até agora, o que foi lançado trouxe algumas novidades. Um dos exemplos é uma "barra de tarefas" que vai facilitar a troca entre aplicativos abertos recentemente e um sistema melhorado de rotação de tela.

São esperadas mudanças importantes em relação à IU (interface do usuário) do Android 12. Isso significa que o sistema deve ter uma cara diferente, com alterações no painel de notificações, novos widgets, tela inicial que enfatiza chamadas perdidas e uma nova tela de bloqueio com um relógio maior.

Por mais que o Android 12 não deva ser lançado na conferência, o Google deve anunciar que versão beta (para testes) deve estar disponível para o público logo após o Google I/O.

Pixel

Não espere nenhum tipo de grande anúncio em relação a hardware nesse Google I/O, mas o Google deve mostrar novidades em relação ao Pixel Buds. É bem sabido que a empresa está trabalhando em um novo modelo de seus fones sem fio e provavelmente a novidade deve ser apresentada. Até agora, as informações vazadas não mostraram muita coisa, mas a chamada série A deve ser um modelo mais acessível dos fones.

Já sobre os smartphones, o Google não deve apresentar nada. Quer dizer, nunca se sabe, né? O Pixel 5A 5G foi anunciado no mês passado, depois de rumores que o projeto havia sido cancelado.

Wear OS

O Google pode apresentar mudanças em relação ao sistema operacional de seus smartwatches. Rumores dão conta de que a empresa está trabalhando num novo smartwatch que deve usar a marca Pixel, mas não se sabe se esse modelo será lançado agora.

Google Assistente

O Google anda apostando alto em seu assistente e novidades podem aparecer na I/O 2021. A própria empresa já afirmou no blog de desenvolvedor que veremos "anúncios de novos produtos" e "atualizações de recursos" para o Assistente

Como assistir

A Google I/O 2021 vai ser totalmente online e gratuita. Para participar, basta ter uma conta Google. Você deve acessar a página do evento e se cadastrar ou pelo player no topo desta página.