Topo

Instagram testa trazer de volta número de curtidas de cada foto

Arte UOL
Imagem: Arte UOL

Guilherme Tagiaroli

De Tilt, em São Paulo

14/04/2021 12h27Atualizada em 25/05/2021 16h44

O Instagram pode voltar atrás na decisão de não mostrar o número de curtidas em postagens dos outros, algo que rolava desde julho de 2019. A rede social comunicou, nesta quarta-feira (14), que passará a fazer testes com um número restrito de pessoas em que eles poderão ter controle se querem ou não ver detalhes sobre "likes" em publicações próprias e de terceiros.

"Decidimos fazer este novo teste porque a resposta que recebemos dos usuários foi mista —algumas pessoas descobriram que não visualizar o número de curtidas as ajudava a se sentirem menos pressionadas, enquanto outras pessoas queriam continuar a ver a contagem para que pudessem identificar tendências e os conteúdos mais populares no Instagram", diz a empresa em comunicado.

Na prática, este grupo limitado de pessoas terá três opções relacionadas à visualização de curtidas:

  • Não ver quantidade de curtidas nas publicações de outras pessoas;
  • Desativar contagem de curtidas em suas próprias publicações;
  • Experiência original (ver curtidas em outras postagens e permitir que outros vejam curtidas em suas próprias publicações).

De acordo com o Instagram, o grupo de pessoas que receberá estas funções será notificado via pop-up, e as opções descritas estarão disponíveis nas configurações do aplicativo.

Vale lembrar que o motivo inicial para esconder curtidas era fazer com que as pessoas não se sentissem numa competição por atenção e, talvez, fazer com que elas ficassem mais à vontade para compartilhar conteúdos na plataforma. Em comunicado de 2019, o Instagram dizia: "Queremos que os seguidores se concentrem mais nas fotos e vídeos que são compartilhados, do que na quantidade de curtidas que recebiam".

A possível aposta do Facebook com este novo teste é tentar criar um balanço melhor entre quem não quer disputar pelos números e quem precisa ter esse dado exposto por causa do trabalho. Isso é válido principalmente para influenciadores digitais. Se funcionar, talvez num futuro próximo, todos poderão escolher se querem ou não ficar espiando os likes dos outros.