Topo

Olhe para o céu: Júpiter e Saturno farão hoje encontro com "sorriso" da Lua

Projeção do app Stellarium mostra conjunção de Júpiter, Saturno e Lua - Reprodução/Stellarium
Projeção do app Stellarium mostra conjunção de Júpiter, Saturno e Lua Imagem: Reprodução/Stellarium

Marcella Duarte

Colaboração para Tilt

06/04/2021 19h03

Os planetas Júpiter e Saturno continuarão próximos um do outro no céu nas madrugadas de abril, repetindo a grande conjunção do final do ano passado. Nesta semana, o espetáculo celeste fica ainda mais brilhante com o "sorriso de gato da Alice" da Lua minguante, nome dado à conjunção que será vista nas madrugadas desta quarta-feira (7) e quinta (8).

Os encontros começam por volta de 2h30 da madrugada (horário de Brasília) desta quarta, quando a Lua desponta no horizonte. Mas o melhor horário para vê-los é entre 4h e 5h30, quando os três astros estiverem mais altos no céu, antes do Sol nascer. O momento mais claro para observação acontece na madrugada de quarta para quinta, quando Júpiter estará coladinho no lado esquerdo da Lua, e Saturno mais acima. Tudo isso na constelação de Capricórnio.

Como ver?

Para acompanhar a dança dos astros, basta olhar para Leste (mesmo ponto onde o Sol nasce) e acompanhar a subida do trio. O primeiro a aparecer será Saturno, às 2h da manhã. Por volta das 3h, chegam Júpiter e a Lua minguante.

Como os três astros são muito brilhantes, as conjunções podem ser vistas de todo o Brasil —desde que não haja nuvens muito densas ou chuva.

Se tiver dificuldades em localizá-los, use um app de observação astronômica. Nos próximos dias, as posições relativas continuam variando até a Lua "desaparecer" em seu passeio por nosso céu, ao entrar na fase nova, no domingo (11).

Júpiter e Saturno são o segundo e terceiro planetas que aparecem mais brilhantes em nosso céu noturno —só perdem para Vênus. Então é mesmo um belo espetáculo vê-los assim juntos com uma Lua sorridente.