Topo

Por que Nasa jogou cápsula espacial de 7 toneladas em uma piscina?

Cápsula espacial Orion é jogada em piscina durante simulação; no futuro, item levará tripulantes à Lua - Reprodução/Nasa
Cápsula espacial Orion é jogada em piscina durante simulação; no futuro, item levará tripulantes à Lua Imagem: Reprodução/Nasa

Marcella Duarte

Colaboração para Tilt

06/04/2021 16h15

A Nasa arremessou nesta terça-feira (6) uma cápsula espacial dentro de uma enorme piscina. Mas não foi algo aleatório, nem um acidente: o teste de impacto é uma das preparações para as futuras missões Artemis, que levarão o homem novamente à Lua.

O experimento aconteceu no Centro de Pesquisas Langley, na Virgínia (EUA). Foi usada uma versão de teste da cápsula tripulada Orion, pesando cerca de sete toneladas.

Tudo foi transmitido ao vivo pelo canal da agência espacial norte-americana. Veja o momento da queda na água:

O teste faz parte de uma série de simulações de impacto que a Nasa tem realizado desde o dia 23 de março com modelos computacionais para entender a movimentação de cargas e estruturas da Artemis 2, a primeira missão da agência com tripulação dentro da Orion.

A cápsula ainda passará por um voo de teste, ainda não tripulado, chamado Artemis 1, previsto para acontecer no final deste ano. A Orion será lançada pelo megafoguete Space Launch System (SLS, ou Sistema de Lançamento Espacial). Depois, a Artemis 2 levará astronautas para um breve passeio ao redor da Lua e de volta à Terra. O plano é que isso aconteça até 2023.

Se tudo der certo, finalmente em 2024 um homem e uma mulher irão pisar na Lua novamente. Depois, a ideia é ir até Marte. Mas o cronograma já parece impossível de ser cumprido, devido aos problemas de financiamento junto ao governo dos Estados Unidos, à pandemia do coronavírus e atrasos de desenvolvimento, tanto da cápsula Orion quanto do foguete SLS.