Topo

Vazamento do Facebook: descubra se seus dados foram expostos

Unsplash
Imagem: Unsplash

Thiago Bethônico

Colaboração para Tilt

05/04/2021 16h10

Os dados pessoais de 553 milhões de pessoas foram expostos em uma nova notícia de vazamento envolvendo o Facebook —desses, 8 milhões de brasileiros foram afetados. O site haveibeenpwned.com é uma boa fonte para informar se seu endereço de email consta neste vazamento ou em outros ocorridos nos últimos anos.

Encontradas por um pesquisador de segurança no último sábado (3), as informações de 553 milhões de perfis do Facebook estavam disponíveis gratuitamente num fórum da internet e incluíam detalhes como número de telefone, nome completo, email e data de nascimento.

O vazamento corresponde a uma em cada cinco pessoas com perfil na rede social. Para descobrir se você está entre os afetados, basta conferir as dicas a seguir.

Como descobrir se os meus dados foram expostos?

Tela do site Have I Been Pwned 1 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Digite o email vinculado a sua conta do Facebook na barra de pesquisas e clique em "pwned?". Caso suas informações tenham sido alvo de alguma violação de dados, o site irá mostrar uma tarja em vermelho com os dizeres "Oh no — Pwned", indicando que você já foi atingido.

Para saber de qual vazamento você foi vítima, basta rolar a página para baixo e conferir qual foi o tipo de violação e quais informações podem estar comprometidas. Você também pode se inscrever para receber notificações quando seu email constar em uma nova base de dados vazada.

Tela do site Have I Been Pwned 2 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

O que fazer caso meus dados tenham vazado?

Embora o Facebook tenha informado que os dados são de um vazamento feito de 2019 e que o problema já foi corrigido, nunca é demais reforçar os cuidados. Se suas informações pessoais foram expostas, o "HaveIBeenPwned" sugere:

Para seguir esta última dica:

  • Acesse sua conta do Facebook, clique em "Configurações e Privacidade" e selecione a opção "Configurações";
  • Depois, procure pelo recurso "Segurança e login" no menu lateral esquerdo;
  • Role a tela para baixo até encontrar o "Usar autenticação de dois fatores". Feito isso, é só habilitar a opção e pronto.

Ainda que as senhas de contas não constem na base de dados vazada do Facebook, hackers de posse de um endereço de email vinculado a uma conta podem usar ferramentas que geram senhas comuns para invadir a rede social de alguém. Daí a importância de uma senha forte e da autenticação em duas etapas.

Segundo a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), o Facebook deve notificar o vazamento à ANPD (Autoridade Nacional de Proteção de Dados). Se você foi vítima, é possível fazer denúncias no site do órgão. Mas ele é recente e, por enquanto, só pode impor multas ou sanções a partir de agosto deste ano. Tilt procurou a agência sobre o vazamento e aguarda a resposta para inclui-la neste texto.

Até lá, outros órgãos podem agir a favor das vítimas, como a Fundação Procon, o Ministério Público Federal, a Senacon (Secretaria Nacional do Consumidor) e Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor). Então, procure uma (ou todas) dessas entidades.

Fique atento às fraudes

Geralmente, informações como as que foram disponibilizadas neste vazamento do Facebook (número de telefone, nome completo, email, localização, status de relacionamento, data de nascimento) são usadas nos chamados golpes de engenharia social.

Tendo acesso a email e telefone, por exemplo, um criminoso pode tentar aplicar o famoso golpe do WhatsApp, no qual a conta é sequestrada após a própria vítima ceder o código de autenticação do aplicativo —ou seja, a senha de seus dígitos que chega por mensagem SMS.

Por isso, além de alterar a senha do seu Facebook e validar a verificação em duas etapas, é importante redobrar a atenção com mensagens, ligações e emails suspeitos, caso seus dados expostos tenham sido expostos no vazamento. Assim, você evita passar informações ainda mais valiosas para criminosos.