Topo

Oração high tech: conheça o rosário eletrônico ativado pelo sinal da cruz

Divulgação
Imagem: Divulgação

Aurélio Araújo

Colaboração para Tilt

03/04/2021 04h00Atualizada em 05/04/2021 13h49

As novas tecnologias já foram chamadas pelo papa Francisco de "um dom de Deus" e muitos fiéis católicos estão fazendo uso para praticar a religião. Uma dessas ferramentas tecnológicas é o eRosary, um rosário eletrônico lançado pela Acer e que chama atenção pelo preço: R$ 1.299,00.

Para fazer uma comparação, com este valor seria possível comprar cerca de 45 rosários analógicos —na internet, o item é vendido a cerca de R$ 30. Com o valor de dois destes rosários daria para comprar uma passagem para visitar o Vaticano, saindo de Guarulhos (SP).

No site da Acer, o rosário eletrônico é descrito como a "evolução de uma das tradições mais simbólicas e inspiradoras do catolicismo". O aparelho é vestido como uma pulseira, e por ser à prova de poeira e água, pode acompanhar você em atividades cotidianas. A fabricante diz que sua bateria dura quatro dias, após apenas duas horas na estação de recarga, que lembra um genuflexório da igreja.

eRosary da Acer - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Como ele funciona?

O eRosary, como outras pulseiras inteligentes, se conecta a um aplicativo chamado Click To Pray eRosary, que propõe diferentes tipos de orações, uma para cada dia do ano, além das tradicionais orações do rosário.

Por meio dele, você pode se unir à Rede de Oração do Papa Francisco, comunidade que reza em conjunto a distância pelos "desafios da humanidade", respondendo a convite feito pelo próprio pontífice.

Também é possível interagir com milhões de outros fiéis da rede de diversos países do mundo, em dez idiomas, e pode-se até propor intenções de oração e rezas diárias divididas por grupos, como "Com Jesus pela Manhã", "Com Jesus à Tarde" e "Com Jesus à Noite".

Nem só de orações vive o app

O eRosary conta com Bluetooth para compartilhar as informações com o app Click To Pray, que existe tanto para Android quanto para iOS. Mas o app não funciona só com o rosário eletrônico; também rola só com o celular.

Além disso, ele também registra atividades, contando passos e calorias queimadas, e fornece dados sobre a saúde da pessoa. Você pode ainda programá-lo para ser ativado quando fizer o sinal da cruz, já que o aparelho conta com um sensor de movimento. Segundo o fabricante, sua bateria pode durar até quatro dias.

Quer aprender a rezar?

O rosário é uma prática religiosa tipicamente católica. Sua origem remonta ao século 8, embora sequências de orações usando contas (as "bolinhas" do rosário) já fossem usadas antes disso.

As contas foram criadas para que o fiel não se perdesse na contagem do número de orações.

O rosário é composto de quatro mistérios (gloriosos, luminosos, gozosos, dolorosos), que lembram passagens da vida de Jesus Cristo, somando ao todo 200 ave-marias.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do que foi informado no texto, com o preço do rosário eletrônico daria para comprar cerca de 45 rosários analógicos, e não 3.000. O texto foi corrigido.