Topo

Posts cronológicos, comentários controlados; veja 4 novidades do Facebook

Arte UOL
Imagem: Arte UOL

Thiago Varella

Colaboração com Tilt

31/03/2021 17h20

O Facebook anunciou nesta quarta-feira (31) duas grandes mudanças no seu feed de notícias —ou seja, aquelas postagens de amigos e páginas que você segue, e que aparecem na página principal da rede social.

Agora, vai ser possível alterar a maneira como você vê os posts dos outros, ter mais controle sobre quem comenta nas suas postagens e uma nova forma de "ajudar" o algoritmo que escolhe conteúdo para o feed.

Feed cronológico

Na primeira mudança anunciada, agora você vai poder mudar a maneira de ver a sua linha do tempo. Agora, vai ser possível alternar entre um feed classificado por algoritmos, como é hoje, ou por ordem cronológica de posts —um recurso que vai e vem na interface da rede social.

Quem tem o app no Android pode acessar a Barra de Filtro de Alimentação quando rolar o feed para cima. A mesma funcionalidade estará disponível no aplicativo para iOS nas próximas semanas.

O recurso de ver posts mais recentes pode ser acessado atualmente, mas o trajeto é meio "secreto": você o acha ao clicar em "Ver mais" no menu principal à esquerda (no navegador para PC) ou no menu de configurações (app móvel), e depois em "Mais recentes" —um tanto quanto escondido, não é?

Facebook - novidades no feed - favoritos - Divulgação/Facebook - Divulgação/Facebook
Imagem: Divulgação/Facebook

Favoritos

O Facebook também lançou a aba Favoritos, para priorizar os posts de 30 amigos e páginas do seu interesse no seu feed. Essas mudanças estarão disponíveis no aplicativo do Facebook para iOS e Android nas próximas semanas.

Facebook - novidades no feed - Quem pode comentar? (2) - Divulgação/Facebook - Divulgação/Facebook
Imagem: Divulgação/Facebook

Controle de comentários

Você também vai ter mais controle sobre quem pode comentar em seus posts públicos no Facebook. Isso porque a rede social vai disponibilizar três opções para novas postagens. Uma delas é "Quem vai poder comentar no post?". Os comentários poderão ser abertos a qualquer pessoa, apenas aos amigos ou apenas a perfis e páginas citados na postagem.

O Facebook anunciou a mudança nesta quarta, mas ainda não disse quando estará disponível para o público em geral. Vai ser possível até mesmo fechar o post para comentários. Basta marcar uma página que você mesmo controla e deixar que apenas ela possa comentar na postagem.

Facebook - novidades no feed - Por que estou vendo isso? - Divulgação/Facebook - Divulgação/Facebook
Imagem: Divulgação/Facebook

Por que estamos vendo isso?

O Facebook está ainda fornecendo mais contexto para o conteúdo que seu algoritmo sugere primeiro no feed, expandindo seu recurso "Por que estou vendo isso?". Na prática, você pode tocar em postagens dos amigos, páginas e grupos que segue para saber mais sobre os elementos que fizeram a programação do Facebook te mostrar aquilo.

Alguns dos fatores que influenciam a ordem e seleção de postagens no feed são:

  • Engajamento relacionado: se outras pessoas que interagiram com o post também interagiram anteriormente com o mesmo grupo, página ou postagem que você;
  • Tópicos relacionados: se você recentemente se envolveu em um tópico do Facebook, o algoritmo traz postagens de temas parecidos com o desse tópico;
  • Localização: postagens sugeridas com base em onde você está (olha o GPS ligado no celular!) e com o que as pessoas próximas a você estão interagindo no Facebook.