Topo

Disco voador? Nem sempre: entenda o Ovni filmado por Whindersson Nunes

Whindersson Nunes diz ter visto Ovni; entenda a sigla - Reprodução/Instagram@whinderssonnunes
Whindersson Nunes diz ter visto Ovni; entenda a sigla Imagem: Reprodução/Instagram@whinderssonnunes

Marcella Duarte

De Tilt, em São Paulo

29/03/2021 18h41

Nesta madrugada, o youtuber Whindersson Nunes postou um vídeo nas redes sociais mostrando uma estranha luz piscando e se movimentando no céu. O humorista definiu o objeto como um Ovni, se referindo a uma nave alienígena.

"Eu estava pensando em Ovni agora, eu juro por Deus, e do nada apareceu essa luz, aí. Olha, parou. Está vendo como não é um avião? Está indo para outra direção, estava parado", diz o influenciador no vídeo. "Eu trabalho com drone, gente. Drone não tem esse brilho todo, não."

"Por que a imagem nunca é boa quando aparece um Ovni?", reclamou o humorista, enquanto a câmera de seu iPhone não conseguia focar corretamente o objeto.

Disco voador? Provavelmente não

Mas o que quer dizer Ovni? É uma sigla que significa nada mais, nada menos, que "objeto voador não identificado". É a mesma coisa que UFO (Unidentified Flying Object, em inglês).

Ou seja, apesar de ser tradicionalmente associado a visitantes extraterrestres, o termo não tem necessariamente essa conotação. Ovnis são apenas objetos no céu que não sabemos explicar no momento.

A falta de explicação faz algumas pessoas desconfiarem de visitantes de outros planetas. Mas na maioria dos casos, a explicação verdadeira é bem menos alarmante.

Quase tudo que está no céu já foi confundido com ETs: a Lua, o planeta Vênus, a Estação Espacial Internacional (ISS), dirigíveis, foguetes, satélites, meteoros, balões de festa junina, instrumentos meteorológicos, paraquedas, pipas, aviões, insetos e até xixi de astronauta.

Qualquer objeto fotografado ou filmado em baixa qualidade pode ser tratado como Ovni até que alguém descubra do que realmente se trata. Na filmagem de Whindersson, a forte luz faz caminhos estranhos, subindo e descendo e indo pros lados sem um aparente padrão. O mais provável é que fosse algum tipo de helicóptero com holofote ou um grande drone de filmagens com sistema de iluminação.

Alguns seguidores também relataram presenciar fenômenos parecidos:

Enquanto outros corrigiram Whindersson por usar erroneamente o termo Ovni para se referir a alienígenas: