Topo

Antes da rivalidade: foto antiga mostra Elon Musk e Jeff Bezos jantando

Elon Musk e Jeff Bezos em foto de 2004 - Reprodução/Twitter/@TrungTPhan
Elon Musk e Jeff Bezos em foto de 2004 Imagem: Reprodução/Twitter/@TrungTPhan

Thiago Bethônico

Colaboração para Tilt

24/03/2021 11h28

Não é de hoje que a rivalidade entre o fundador da Amazon, Jeff Bezos, e o executivo-chefe da SpaceX, Elon Musk, é conhecida publicamente. Para além da acirrada disputa pelo posto de pessoa mais rica do mundo, eles são adversários diretos em seus projetos espaciais, e chegaram a trocar farpas em declarações recentes. Mas uma foto tirada há 17 anos pode sugerir que as divergências começaram bem antes do que se imaginava.

A imagem, publicada pelo escritor Trung Phan no Twitter, mostra Bezos e Musk sorridentes num restaurante, naquela que seria uma das poucas ocasiões em que os dois se encontrariam pessoalmente. O tuíte ganhou a atenção do próprio Elon Musk, que respondeu: "Uau, difícil acreditar que isso foi há 17 anos!".

Segundo Phan, a foto foi tirada em 2004, durante um jantar para discutir as visões sobre a exploração do espaço de cada um deles.

O começo do fim?

Pouco se sabe sobre o que foi conversado naquele dia, mas uma declaração de Elon Musk presente no livro "The Space Barons" —algo como Os Barões do Espaço, em português—, sugere que o jantar tenha sido o início da rivalidade entre os dois.

De acordo com o livro de Christian Davenport, Musk chamou as ideias de Bezos sobre foguetes de "burras" e disse que ele estava "latindo para a árvore errada". "Na verdade, fiz o possível para dar bons conselhos, os quais ele ignorou em grande parte", disse Musk sobre o encontro.

Bezos, que após deixar o comando da Amazon passou a se dedicar a sua empresa espacial Blue Origin, nunca se pronunciou sobre o jantar com Musk. O que se sabe é que, de lá para cá, a temperatura da conversa entre os dois só fez aumentar.

Concorrência entre SpaceX e Blue Origin

Em janeiro, Elon Musk e Jeff Bezos trocaram farpas sobre seus respectivos projetos de prover internet por meio de satélites. A Blue Origin de Bezos, que desenvolve o Projeto Kuiper para fornecer internet a partir do espaço, concorre diretamente com o objetivo da SpaceX de prover um sistema global de banda larga com a rede Starlink.

Num comunicado de 26 de janeiro, o fundador da Amazon afirmou que a SpaceX busca mudanças que "podem criar um ambiente mais perigoso para colisões no espaço". A preocupação se refere aos satélites já colocados em órbita pela empresa de Musk, mas que aguardam permissão das autoridades para entrar em órbitas mais baixas.

Bezos acusou a empresa do rival de querer "sufocar a concorrência", o que, segundo ele, não seria de interesse público. "Apesar do que a SpaceX posta no Twitter, são as mudanças propostas pela SpaceX que vão sufocar a competição entre os sistemas de satélite", disse.

Em sua rede social, o bilionário sul-africano retrucou. "O que não beneficia o público é atrasar o Starlink hoje em favor de um sistema de satélites da Amazon que está, na melhor das hipóteses, a vários anos de ser operacional."

A competição entre Blue Origin e SpaceX, porém, não se restringe aos projetos de internet via satélite. A corrida pelo turismo espacial também embala a rivalidade entre os dois homens mais ricos do mundo.

Atualmente, Bezos está tentando ganhar terreno ante Elon Musk para desenvolver uma nova sonda lunar para o projeto da Nasa de fazer uma viagem tripulada para a Lua. Já o fundador da Tesla mira em Marte. Nesta terça-feira (23), ele disse que a SpaceX deve pousar seus foguetes Starship no planeta bem antes de 2030.