Topo

Google tem ferramenta que mostra se sua senha foi hackeada; veja como usar

Getty Images/iStockphoto
Imagem: Getty Images/iStockphoto

De Tilt, em São Paulo

06/02/2021 13h40

Após o megavazamento de informações pessoais de mais de 220 milhões de brasileiros, muita gente voltou a se importar com uma tarefa essencial mas um pouco chata: atualizar suas senhas de internet. Afinal, um hacker de posse disso pode tentar "chutar" qual é sua senha se ela for fraca —criada, por exemplo, a partir de sua data de nascimento. A boa notícia é que uma ferramenta do Google ajuda a checar a segurança de nossas senhas.

Basta acessar o site "Password Checkup" ("Check-up de senha"). Ele analisa se alguma de suas senhas em sites de terceiros —e que foram armazenadas no navegador enquanto você estava logado na conta do Google— foi descoberta em algum vazamento como o dos últimos dias. Se foi o caso, ele aponta que você está mais vulnerável e precisa trocá-la logo.

Para checar as senhas, siga o passo a passo abaixo:

  • Abra o site "Check-up de senha";
  • Faça login na sua conta do Google dentro do navegador;
  • Siga as etapas exibidas na tela.
Check-up de senha do Google - Reprodução - Reprodução
Check-up de senha do Google
Imagem: Reprodução

Clique nas setinhas para ver em que sites você tem senhas fracas, e depois clique em "Alterar senha" em cada um deles. A ideia é levar você para uma nova aba do navegador, na área de troca de senhas do respectivo site.

Check-up de senha do Google 2 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

O serviço do Google compara os dados de login digitados nos seus sites com uma lista de senhas hackeadas. Então ele vai recomendar a troca se a senha em questão vazou.

"Se você usar o mesmo nome de usuário e senha em outras contas, altere a senha dessas contas também", aconselha o Google.

Dicas para uma senha forte

  • Não use dados pessoais nas senhas, nem repita seu nome de usuário;
  • Insira símbolos, letras maiúsculas e números;
  • Crie senhas diferentes para cada conta e troque de tempos em tempos.