Topo

App com inteligência artificial substitui manual do carro; veja teste

Manual cognitivo tira dúvida de motorista em cena de vídeo da Wolkswagen - Reprodução/ Youtube/ Volkswagen do Brasil
Manual cognitivo tira dúvida de motorista em cena de vídeo da Wolkswagen Imagem: Reprodução/ Youtube/ Volkswagen do Brasil

Rodrigo Lara

Colaboração para Tilt

04/02/2021 04h00

Manuais são a principal fonte de consulta para informações de um carro, como intervalo de revisões, troca de óleo etc. O problema é que são livretos com centenas de páginas, que nem sempre trazem o conteúdo de forma intuitiva. A ideia da filial brasileira da Volkswagen é aposentar de vez o manual de papel de seus automóveis, levando tudo para o celular.

Para isso, a fabricante apostou na combinação de app próprio e inteligência artificial, que não apenas interpreta as dúvidas do dono do carro como também tem aprendizado de máquina para ficar mais eficiente com o tempo. As dúvidas podem ser digitadas no aplicativo ou faladas por comandos de voz.

"Sabemos que a experiência [com o manual do carro] era bem ultrapassada. Cada vez mais as pessoas buscam informações em sites de busca, o que não garante 100% de precisão na resposta", diz Fabio Rabelo, gerente de digitalização da Volkswagen na América Latina.

A implantação do projeto ocorreu em sete meses. "Nunca tínhamos feito nada parecido. Foi preciso entender o seu funcionamento, comprometer diversas áreas, criar uma nova dinâmica e principalmente treinar e ensinar o sistema", diz Rabelo.

Ainda de acordo com o executivo, o treinamento do programa envolveu responder a cerca de 13 mil perguntas, divididas por modelo diferente de veículo. O primeiro carro da marca a contar com esse sistema foi o sedã Virtus, no início de 2018.

Manual cognitivo Volkswagen - Divulgação - Divulgação
Respostas às perguntas são apresentadas em cards com textos e imagens
Imagem: Divulgação

Funciona bem

Tilt teve a oportunidade de testar o sistema, que fica integrado ao app Meu Volkswagen. E, de cara, dois pontos chamaram a atenção: a facilidade de uso e a clareza das instruções.

Com o app instalado no celular, basta preencher as informações referentes ao veículo e parear o aplicativo com a central multimídia do carro, o que permite ao app monitorar dados como a quilometragem geral do carro. Feito isso, o manual "entende" sobre qual veículo as informações serão consultadas e consegue dar respostas mais precisas.

As respostas às perguntas são apresentadas em cards, que contêm textos e imagens bastante detalhadas. O teste envolveu de perguntas mais simples ("como ajustar o banco do motorista") às mais complexas, como "onde fica o reservatório de água do limpador de para-brisa". No geral, as respostas foram dadas de maneira rápida e precisa.

Outra funcionalidade do app é que ele é capaz de fazer reconhecimento de imagens. Se alguma luz acender no painel e você não souber do que se trata, basta tirar uma foto na interface do manual e a sua resposta será dada em poucos segundos.

E o manual antigo?

Nos carros com esse sistema, o manual em papel já foi totalmente aposentado. Mas como fica o público mais resistente a novas tecnologias? Bem, essas pessoas ainda encontram o conteúdo de um manual tradicional, mas em formato PDF dentro do app Meu Volkswagen.

Apesar desse suposto conflito de gerações, a iniciativa rende frutos desde 2018. De lá para cá, o novo manual foi disponibilizado para mais outros seis modelos: Amarok, Polo, Nivus, Jetta, Tiguan e T-Cross.

Hoje, a eficiência da plataforma na hora de responder as dúvidas chega a 93%. O sistema está disponível em 15 países da América Latina e deve chegar à Alemanha, matriz da empresa.