Topo

Conselho da Anatel tem maioria para aprovar leilão 5G, diz MCom

Estúdio Rebimboca/UOL
Imagem: Estúdio Rebimboca/UOL

Da Agência Brasil

02/02/2021 11h38

O Ministério das Comunicações informou nesta terça-feira (2) que o o Conselho Diretor da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) formou maioria para aprovar o edital do leilão das faixas de radiofrequência destinadas à conexão via 5G. Na segunda-feira (1º), o conselho se reuniu para analisar a proposta de edital para a internet de quinta geração no país, mas um pedido de vistas adiou a decisão para o final do mês.

Segundo informou o ministério, três dos cinco conselheiros foram favoráveis à proposta apresentada pelo relator Carlos Manuel Baigorri e houve unanimidade quanto à criação de uma rede privativa de comunicação para a Administração Pública Federal.

Os conselheiros Vicente Aquino e Moisés Moreira anteciparam os votos e acompanharam integralmente o relator. O assunto tornará a ser analisado em 24 de fevereiro, quando os demais membros do conselho apresentarão seus votos.

O voto do relator também estabeleceu compromissos para os vencedores do leilão, entre os quais subsidiar a implantação de redes de transporte em fibra óptica na Região Norte (Programa Amazônia Integrada e Sustentável - Pais) e a construção da rede privativa para o Executivo, ponto com o qual todos os membros concordaram.

A previsão de criar uma rede privativa para o governo consta das diretrizes do leilão, publicadas em portaria do Ministério das Comunicações na semana passada.