Topo

Alô, Greta? Empresa usa CO2 para fazer combustível de avião e zerar emissão

O AS2 é o avião comercial supersônico voará com o combustível sintético que promete reduzir a emissão de CO2 - Reprodução/Facebook/Aerion Supersonic
O AS2 é o avião comercial supersônico voará com o combustível sintético que promete reduzir a emissão de CO2 Imagem: Reprodução/Facebook/Aerion Supersonic

Marcella Duarte

Colaboração para Tilt

04/10/2020 04h00

A aviação comercial produz cerca de 2,5% das emissões globais de gases do efeito estufa e é muito difícil, tecnologicamente, de ser "limpa" —se você não sabe, é por isso que a ativista sueca Greta Thunberg só viaja de barco. Mas duas empresas de tecnologia querem mudar esse cenário com combustível sintético, feito de dióxido de carbono (CO2) capturado do ar e hidrogênio extraído da água.

O sistema desenvolvido pela canadense Carbon Engineering em parceria com a startup de aviação Aerion, dos Estados Unidos, cria um ciclo retroalimentado de emissões e usos, capaz de reduzir as emissões de gases estufa. Isso quer dizer que eles pegam da atmosfera o dióxido de carbono emitido por qualquer veículo e usam para fazer mais combustível.

"Então vamos continuamente reutilizando o CO2 existente, com bem pouca ou nenhuma nova emissão. Isso é crucial para limpar setores de transporte a longa distância, principalmente aviões e navios, que são difíceis de serem 'eletrificados' (movidos a energia elétrica)", explica o CEO da Carbon Engineering, Steve Oldham.

Avião supersônico movido a energia limpa

A empresa canadense também desenvolve um avião comercial supersônico, chamado AS2, que utilizará apenas esse novo combustível.

O projeto é importante para diminuir, em curto prazo, a pegada de carbono dos aviões —que é a quantidade de gases de efeito estufa produzida durante voos. A outra opção de energia limpa para o setor, a energia elétrica, ainda está longe de virar realidade.

Dá para fazer, mas ainda custa caro

O grande desafio é produzir esse combustível sintético de maneira mais eficiente. A química por trás de combinar hidrogênio com dióxido de carbônico é simples e conhecida, mas a captura direta de ar, importante para reduzir a poluição atmosférica e as mudanças climáticas, ainda é pouco usada e, portanto, custosa.

A chave do projeto é tornar a produção relativamente barata, em larga escala, e sem gerar emissões significativas de gases estufa. Isso vai exigir o uso de energia elétrica de fontes renováveis, para abastecer a fábrica de máquinas que "sugam" o CO2 do ar, e de hidrogênio "limpo", extraído pela divisão de moléculas de água (H2O).

O combustível também precisará atingir uma densidade energética suficiente para alimentar um voo supersônico. Não se sabe ainda quão mais caro que um combustível de aviação convencional ele será.

Avião Solar Impulse 2 dá a volta ao mundo sem usar combustível