Cientistas encontram buraco negro mais próximo da Terra já registrado

Representação de um buraco negro - Getty Images
Representação de um buraco negro Imagem: Getty Images

De Tilt, em São Paulo

06/05/2020 10h31

O buraco negro mais próximo da Terra já registrado foi encontrado por cientistas europeus que trabalham em uma instalação no sul do Chile.

Segundo os pesquisadores, o buraco está há menos de mil anos-luz de nós, e as estrelas que que giram ao seu redor podem ser vistas da Terra a olho nu.

"Ficamos surpresos quando percebemos que este é o primeiro sistema estelar com um buraco negro que pode ser visto a olho nu", disse Petr Hadrava, cientista emérito da Academia de Ciências da República Tcheca em Praga e coautor da pesquisa à revista Independet.

Os astrônomos acreditam que o objeto possa ser apenas a "ponta do iceberg" e que muitos outros buracos negros podem estar igualmente próximos.

"Deve haver centenas de milhões de buracos negros por aí, mas sabemos muito pouco", disse o cientista Thomas Rivinius, que liderou o estudo. "Saber o que procurar deve nos colocar em uma posição melhor para encontrá-los."

A busca pode ser mais difícil em alguns casos em que o buraco negro não interaja violentamente com o ambiente. Ou seja, não absorva os corpos celestes a sua volta.

Sem consumir o ambiente ao redor, o buraco fica totalmente preto e se camufla na imensidão do espaço. Sendo assim, ele não pode ser visto pelos telescópios.

Os cientistas explicaram que encontrar esse último foi possível graças a uma longa observação das estrelas próximas a ele.