Topo

Esqueceu a reunião? Estes apps vão salvar a vida de quem tem memória curta

iStock
Imagem: iStock

Laura Martins

Colaboração para Tilt, em São Paulo

23/02/2020 04h00

Você conhece alguém que só não esquece a cabeça porque está grudada no pescoço? Então, já prepara aquela mensagem no WhatsApp para enviar as dicas do Baixe estes Apps de hoje.

Existem vários aplicativos que servem para ajudar aqueles mais esquecidos, que perdem a hora certa de tomar remédio, se atrasam na reunião de trabalho, faltam no rolê com os amigos porque não lembrou do encontro... Há alguns programas que até lembram você de tomar água, acredita?

Como existem milhares de apps nesta linha, pegamos alguns dos mais populares para testar. Contamos agora os principais destaques:

Google Agenda

Google Agenda: aplicativos para ajudar quem é esquecido - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Talvez seja o mais prático e popular aplicativo de organização e lembretes. Você pode adicionar os seus compromissos (reunião, encontro com a família, blocos de Carnaval, dia de fazer compras) na agenda virtual de um modo bem simples. Durante essa etapa, você pode configurar para que o app emita lembretes de quando o evento se aproxima.

O grande benefício também é a sincronização com tudo da sua conta Google. Por isso, o app também sinaliza qualquer reunião ou invite de compromisso recebido na sua conta do Gmail. Se você reservar um voo e receber as informações por email, elas também passam a aparecer na agenda virtual.

Quem tem Android ainda pode adicionar um widget do aplicativo na página inicial, para facilitar ainda mais o acesso a ele. Mas os donos de iPhone não precisam ficar tristes. O app com todas as suas funções está disponível na App Store e pode ser baixado facilmente.

Bills Reminder

Bills Reminder: aplicativos para ajudar quem é esquecido - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Alguém aí já esqueceu de pagar contas? Se tivesse usado o Bills Reminder, talvez não tivesse essa dor de cabeça. Apesar de ainda não ter versão em português (um ponto negativo do aplicativo), ele é bastante fácil de usar.

Ele funciona como uma agenda de compromissos. Só que no lugar dos eventos, são contas. O app usa os dias do calendário para exibir as contas pagas, as que vão vencer e as que estão atrasadas.

Para isso, é preciso inserir alguns dados, como tipo de conta, quanto deve ser pago, data de vencimento, categoria, e escolher quando deseja que o lembrete seja enviado para você— aparece na notificação do celular.

Um recurso que achei bem útil é que ele exibe gráficos com base em nossos gastos. Assim, consegui ter um controle maior dos tipos de conta durante o mês, como cartão de crédito, contas de casa, entre outras.

Aniversários (Birthday)

Aniversários (birthday): aplicativos para ajudar quem é esquecido - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

A proposta do aplicativo é bem bacana para quem não quer ficar lembrando do aniversário dos amigos e parentes somente pelo Facebook. Só que é um pouco trabalhoso no começo, pois você vai precisar incluir data por data de todo mundo.

Depois que você baixar o programa, selecione o botão +, localizado no canto direito, para incluir os dados. Depois disso, uma tela com a data de aniversário, a idade que vai fazer e quantos dias faltam para a festinha de todos os cadastrados aparecem em uma lista.

O visual do app não é o dos melhores, mas existem vários outros programas que fazem o mesmo. Vale dar uma pesquisada.

Hora da Pílula

Hora da Pílula: aplicativos para ajudar quem é esquecido - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Atenção, mulheres que tomam pílula anticoncepcional! O design deste app é o primeiro ponto positivo. Além de ser intuitivo, é muito fofo.

O primeiro passo é escolher qual o número de comprimidos da sua cartela de costume. O aplicativo pede que você informe o horário que deseja tomar e configure o som e texto do lembrete.

A mulher também pode adicionar informações sobre o ciclo, como: se teve relações sexuais, sangramentos ou sintomas. Outro grande ponto positivo é que o app possui um glossário com dúvidas frequentes, como o que fazer se esquecer uma pílula.

Hydro

Hydro: aplicativos para ajudar quem é esquecido - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Você costuma tomar o mínimo de água recomendada por dia? Se não, peça ajuda para o app Hydro. Ele calcula quanto de água o corpo precisa no decorrer do dia e envia notificações para o usuário.

Você precisa informar: sexo, peso e estilo de vida. Só isso. Em seguida, ele mostra quanto você precisa beber por dia e pergunta quantas vezes quer beber água dentro daquele período.

Seu design é bastante fácil e apresenta um gráfico do consumo de água por semana, o que achei superinteressante para analisar minha hidratação. Outro ponto bastante positivo é poder acessar os dados de quaisquer aparelhos.

SIGA TILT NAS REDES SOCIAIS