Topo

Denise Tremura

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Defenda o livro: literatura bomba no Twitter em protesto contra imposto

10/02/2021 15h31

A hashtag #DEFENDAOLIVRO esteve no topo dos trending topics do Twitter neste começo de semana. Os internautas reivindicavam o fim da proposta da Reforma Tributária de ampliar o imposto sobre livros. Até o final da manhã desta quarta-feira (10), a tag já contava com mais de 50 mil tuítes.

A Reforma Tributária proposta pelo Ministério da Economia quer acabar com benefício que reduz o custo na produção dos livros. Se aprovada, o governo vai passar a arrecadar 12% sobre a receita bruta das editoras.

Os amantes da literatura se organizaram para subir a tag, ou seja, fazer com que ela figurasse entre os assuntos mais comentados do dia:

Os internautas usaram citações famosas sobre o mundo dos livros:

O célebre filósofo grego Platão também foi citado:

Houve quem usasse suas próprias palavras para declarar seu amor:

E leitores argumentaram que seus personagens preferidos certamente estariam defendendo os livros, como os personagens das séries de livros de fantasia "Corte de Espinhos e Rosas" e "O Povo do Ar":

Eu não duvido que estivessem...

Afinal, precisamos dos livros: