Topo

Akin Abaz

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

YouTube virou meu melhor amigo para fazer atividade física no isolamento

Tim Samuel/ Pexels
Imagem: Tim Samuel/ Pexels

Colunista do UOL*

08/04/2021 04h00

A pandemia de covid-19 mudou a rotina de todo mundo. A maneira de estudar, trabalhar, passar um tempo com os amigos, etc. não é mais a mesma. Na minha casa só tem eu de humano e três amigos caninos e, por isso, todas essas mudanças foram (e ainda têm sido) desafiadoras para mim.

Seja morando sozinho ou não, muita gente também teve dificuldade em cuidar do próprio bem-estar. Ontem, 7 de abril foi celebrado o Dia Mundial da Saúde e fiquei pensando em como tem sido desafiador para todo mundo manter a saúde mental e física.

Eu adoro estar com meus amigos e me sinto muito bem no ambiente de trabalho, trocando ideias e trabalhando perto de todo mundo. Não poder encontrar ninguém mexeu bastante comigo e levou algum tempo até que eu passasse por isso de maneira mais leve.

Outra coisa que amo fazer é praticar exercícios físicos, o que também foi bastante afetado nos períodos de isolamento social.

A tecnologia ajudou muita gente a não parar, mesmo dentro de casa. Aulas remotas, home office, videochamadas com a família, sessão de filmes com os amigos à distância? Tudo isso só foi possível graças a ela, que também tem ajudado muita gente a manter o bem-estar em dia.

O Youtube virou meu melhor amigo na hora de me exercitar. As videoaulas funcionam melhor para mim porque acho mais dinâmico e gosto da diversidade de exercícios. Mas muita gente apostou nos aplicativos para continuar ou começar a praticar atividades físicas.

Se você não tem um amigo que iniciou a prática da meditação ou da ioga durante a quarentena, você provavelmente é esse amigo. Para quem deseja iniciar essas atividades, pode dar o primeiro passo baixando aplicativos com videoaulas.

No caso da meditação, não há contraindicação. Já para a ioga, é importante respeitar os limites do próprio corpo e se dedicar às aulas iniciais, evoluindo gradativamente.

Outros exercícios físicos podem ser feitos dentro de casa, como musculação ou pular corda, e existem vários aplicativos com séries prontas ou que você pode montar como desejar. Eles te ajudam a realizar os exercícios e também servem de diário para você acompanhar seu desenvolvimento.

A pandemia nos obrigou a desacelerar, passamos a dedicar mais tempo às nossas atividades e trocamos mais informações sobre elas. Foi e ainda é um desafio nos manter estáveis diante de tantas mudanças e perdas, então é fundamental não deixar a saúde mental e física de lado.

Estar bem com nós mesmos nos fortalece para aguentar o peso de tudo que tem acontecido durante esse período.

Ah, para te incentivar, separei três aplicativos que podem te ajudar nessa missão. Cuidem-se!

Medite.se

Criado pelo brasileiro Tadashi Kadomoto, o aplicativo oferece diversas alternativas de meditações guiadas em português por professores. Os áudios também podem ser baixados, para que o usuário possa escutar quando estiver sem internet. Disponível para Android e iOS.

Daily Yoga

O aplicativo gratuito conta com um rápido curso de introdução e, por meio da ferramenta, é possível personalizar atividades para obter resultados como relaxamento, postura, perda de peso, entre outros. O Daily Yoga está disponível para Android e iOS.

Desafio 30 Dias Fitness

O aplicativo ajuda a aumentar o condicionamento físico gradativamente com treinos simples, ideais para qualquer um e a qualquer hora. Tem desafio abdominal, corpo inteiro e glúteos, com treinos divididos por níveis de condicionamento. Disponível para Android e iOS.

* Colaborou Rhayssa Souza, jornalista e redatora de conteúdo da InfoPreta