Topo

'Pantanal bateu a audiência da poderosa Globo', diz Luciene Adami, a Guta

Luciene Adami como Guta em "Pantanal" - Reprodução
Luciene Adami como Guta em 'Pantanal' Imagem: Reprodução

Fernanda Talarico

De Splash, em São Paulo

18/02/2022 04h00

"Pantanal" foi lançada em 1990 pela extinta Rede Manchete. Escrita por Benedito Ruy Barbosa, a novela acompanhava José Leôncio, um peão de comitiva que se muda com o pai para o Pantanal depois de comprar uma fazenda. Entre os diversos atores que estrelaram a produção, como Cristiana Oliveira, Marcos Winter e Almir Sater, um nome também se destacou no elenco: Luciene Adami, atriz que viveu a destemida Guta.

Hoje com 56 anos, Luciene lembra com carinho do título e do período em que trabalhou na novela — a primeira de sua carreira. "Minha relação sentimental é de muito amor e orgulho", contou em entrevista a Splash.

Nascida em Porto Alegre (RS), a gaúcha se formou em Artes Cênicas, se mudou para São Paulo para começar a fazer teatro e apresentou o programa "Revistinha", da TV Cultura. Foi então que surgiu o convite para estar em "Pantanal".

"Foi a primeira novela da minha vida e mudou a minha carreira. Eu tinha 26 anos na época e deu uma guinada em todos os sentidos da minha vida profissional", conta.

Guta de Pantanal - Reprodução - Reprodução
Guta de Pantanal
Imagem: Reprodução

Sucesso de audiência

Não foi só para a carreira de Luciene Adami que "Pantanal" teve grande importância. O título se tornou querido por público e crítica, conquistou milhares de fãs pelo Brasil e atingiu números altos de audiência. "'Pantanal' foi a primeira novela que bateu o ibope da TV Globo, que sempre foi a grande poderosa", lembra a Guta da novela original. Na época, a produção chegou a ultrapassar os 40 pontos no Ibope e, de fato, 'roubou' a liderança da líder (TV Globo).

Tamanho sucesso fez com que a própria Globo reconhecesse a importância da produção e encabeçasse uma refilmagem, que será lançada em março deste ano. A atriz se empolga com a nova versão: "Eu adorei a ideia! Ela é um clássico!".

Cena de Guta, interpretada por Luciene Adami em 'Pantanal' - Reprodução - Reprodução
Cena de Guta, interpretada por Luciene Adami em 'Pantanal'
Imagem: Reprodução

Para ela, o texto criado por Ruy Barbosa é "maravilhoso" e todas as tramas criadas por ele são atemporais, o que é positivo para a refilmagem. "Veremos com clareza no remake, mas algumas coisas não envelhecem. A situação humana não envelheceu, ainda há muitos dramas que continuam atuais, como questões do feminino, da exploração da natureza. O texto é uma joia preciosa."

Quem não conheceu a novela antes, ficará bem feliz de conhecê-la agora.

Quanto à sua adorada personagem Maria Augusta, agora será interpretada por Julia Dalavia, de "Órfãos da Terra" e "Os Dias Eram Assim". Ao ser questionada sobre a escolha da atriz, Luciene admite que não conhece o trabalho dela. "Mas tenho certeza que deve ter sido muito bem escalada", garante. "É uma falha minha, eu não vejo novela".

Experiência original

As gravações da primeira novela aconteceram no próprio Pantanal, e o local foi casa do elenco durante todo o período de filmagens. "Foi bastante transformador também como visão de meio ambiente. Eu fui criada em Porto Alegre, nunca tinha vivido na natureza. Então, ver a natureza se transformando, as águas subindo e descendo, o céu do Pantanal, os bichos acasalando...".

A atriz lembra também dos habitantes do lugar, que, segundo ela conta, não tinham acesso à televisão. "A sabedoria e simplicidade foram transformadoras. Morro de saudade, sou louca para voltar ao Pantanal."

"Pantanal" abriu caminho para Luciene em outros títulos, como "Essas Mulheres", "Éramos Seis" e "Tocaia Grande". Além dos trabalhos nas telinhas, ela foi professora de teatro por muitos anos na Casa do Teatro e no Célia Helena Centro de Artes e Educação.

Novela para todos

Luciene Adami acredita que "Pantanal" apresentou características diversas para atrair espectadores. "A novela pegou o público de uma maneira muito intensa, primeiro porque as pessoas não conheciam o Pantanal, então a curiosidade em relação àquela natureza era muito grande. Depois, porque a novela trouxe várias inovações para a época em termos de cenografia, música, ritmo. Ela era praticamente toda gravada em externas, fora de estúdio".

Para a atriz, a junção desses diferentes motivos alavancou a produção e a tornou um grande fenômeno. "Até hoje eu converso com pessoas que me contam que não assistiam a novelas, mas começaram a ver por causa de 'Pantanal'. Muitos homens também gostavam, e eles não era o público habitual de novela na época. Era gente de todas as idades".

Agora

A atriz Luciene Adami - Reprodução/ Instagram - Reprodução/ Instagram
A atriz Luciene Adami
Imagem: Reprodução/ Instagram

Depois de morar em São Paulo por anos, Luciene Adami e o marido, Ricardo, se mudaram para Porto Alegre para que ela pudesse estar perto e cuidar dos pais. Por isso, seu próximo trabalho foi rodado justamente na capital gaúcha: a série "Centro Liberdade", em que vive Helena e, assim como o remake de "Pantanal", deve ser lançada ainda este ano.