Topo

Thiaguinho analisa trajetória: 'O passado já foi, o futuro dá para mudar'

Tiaguinho se apresenta no programa Sai da Caixa - Reinaldo Canato/UOL
Tiaguinho se apresenta no programa Sai da Caixa Imagem: Reinaldo Canato/UOL

Colaboração para o UOL, em São Paulo

05/06/2021 04h00

Teve de tudo na estreia de "Sai da Caixa", nova atração do Canal UOL comandada por Tiago Abravanel, que contou com a participação de Thiaguinho, logo no primeiro programa. Juntos, e em muita sincronia, os T(h)iagos conversaram sobre a vida pessoal, vida profissional, relembraram momentos importantes de suas carreiras e soltaram a voz.

O pagodeiro recapitulou parte de sua trajetória na música, desde quando foi revelado no programa "Fama" — extinto reality musical da TV Globo, sua chegada no Exaltasamba e aproximação de Péricles, com quem mantem uma amizade sólida, definida por ele próprio como "um encontro de almas", até o sucesso da sua carreira solo.

Sai da caixa - Reinaldo Canato/UOL - Reinaldo Canato/UOL
Tiago Abravanel e Thiaguinho no programa Sai da Caixa
Imagem: Reinaldo Canato/UOL

Se o assunto é a passagem do tempo, nada melhor do que pensar naquela pessoa que esteve presente nos melhores e piores momentos da vida: "Vou tirar meu pai, minha mãe e minha irmã, porque a gente é uma coisa só. A pessoa que eu tenho mais intimidade, ao longo da minha vida, é o Gabriel" — os dois são amigos desde o fim da adolescência, e o 'parça' é conhecido pelo apelido de "Barriga".

Somos amigos até hoje, de uma forma muito bonita. Tem muitas situações que só ele sabe como falar comigo. Thiaguinho

Amigo para toda hora

"Somos amigos de uma forma muito respeitosa. A gente sabe até onde dá para ir", completou. O cantor ainda se lembrou de quando precisou ser internado com tuberculose pleural, em 2013, e viu o quanto podia contar com Barriga. "Ele foi comigo na consulta, quando eu soube a seriedade da coisa. Ficou comigo dessa hora até sair do hospital".

É muito difícil eu cair, mas quando eu caio, eu caio mesmo. Thiaguinho

Sai da caixa - Reinaldo Canato/UOL - Reinaldo Canato/UOL
Tiaguinho se apresenta no programa Sai da Caixa
Imagem: Reinaldo Canato/UOL

Pensando em outras pessoas importantes na sua trajetória, Thiaguinho foi confrontado por Tiago Abravanel, com uma dúvida daquelas: se tivesse à sua disposição uma máquina do tempo para voltar ao passado e conhecer seus antecessores ou viajar ao futuro para descobrir como estão seus descendentes, o que escolheria?

O futuro dá pra mudar

"Pergunta sensacional", começou questionando se não poderia escolher as duas opções. "Tenho muita curiosidade de conhecer quem são as pessoas que vieram antes de mim. A história da minha família, assim como de todos os negros que vieram pro Brasil. Eu tenho muita curiosidade de saber de que país eles vieram, quais os costumes", revelou.

sai da caixa - Reinaldo Canato/UOL - Reinaldo Canato/UOL
Tiaguinho se apresenta no programa Sai da Caixa
Imagem: Reinaldo Canato/UOL

Porém, assim que começou a pensar no futuro, o cantor não teve mais dúvidas de qual opção escolheria: "Seria legal saber também o que virou a minha família, o que as pessoas que vão vir depois de mim fizeram com meu esforço, tudo que deixei. Alguém falar: 'Meu bisavô era cantor, fez sucesso na época dele'.

A gente sempre tem curiosidade pelo futuro. O passado já foi. O futuro dá pra mudar. Thiaguinho

"Sai da Caixa"

Toda quarta-feira, às 11h, Tiago Abravanel receberá convidados especiais para cantar músicas fora de seus repertórios tradicionais e para colocar o papo em dia.

  • 2 de junho - Thiaguinho
  • 9 de junho - Priscilla Alcantara
  • 16 de junho - Di Ferrero
  • 23 de junho - Naiara Azevedo
  • 30 de junho - Negra Li
  • 7 de julho - Gloria Groove
  • 14 de julho - Dudu Nobre
  • 21 de julho - Wanessa Camargo
  • 28 de julho - Péricles
  • 04 de agosto - Supla

Você pode assistir a toda a programação do Canal UOL aqui.