Topo

Estúdio de animação por trás de Era do Gelo e Rio será fechado pela Disney

Cena do filme "A Era do Gelo: O Big Bang" - Divulgação
Cena do filme "A Era do Gelo: O Big Bang" Imagem: Divulgação

De Splash, em São Paulo

09/02/2021 15h52

É o fim de uma era! O estúdio de animação Blue Sky, responsável pelas franquias "A Era do Gelo" e "Rio", será extinto pela Disney. O estúdio era propriedade da Fox, que foi adquirida pela casa do Mickey em 2019.

De acordo com o Deadline, durante o ano passado a Disney chegou à conclusão que sustentar um terceiro estúdio de animação (além do Walt Disney Animation Studios e da Pixar) não era economicamente viável.

A Blue Sky emprega 450 pessoas, e a Disney prometeu se reunir com todas elas para explorar possíveis recolocações. O brasileiro Carlos Saldanha, que dirigiu os filmes de "Rio" e vários dos longas de "A Era do Gelo", era um consultor criativo sênior do estúdio.

O que continua e o que está cancelado?

Sob o comando da Disney, a franquia "A Era do Gelo" não vai morrer. Após cinco filmes nos cinemas, personagens como Manny, Sid e Diego vão estrelar uma série de animação no Disney+.

Já o longa original "Nimona", que estava nos estágios iniciais na Blue Sky, será abandonado. A trama da aventura seria estrelada por um jovem metamorfo que se junta a um cientista louco para expor a corrupção do cruel monarca do reino em que os dois vivem.

Cena do filme 'Rio 2' (2014) - Divulgação - Divulgação
Cena do filme 'Rio 2' (2014)
Imagem: Divulgação

Trajetória vitoriosa

Ao todo, a Blue Sky produziu 13 longas-metragens em sua história. Além dos cinco "A Era do Gelo" (2002-2016) e dos dois "Rio" (2011-2014), o estúdio foi responsável por "Robôs" (2005), "Horton e o Mundo dos Quem!" (2008), "Reino Escondido" (2013), "Peanuts, o Filme" (2015), "O Touro Ferdinando" (2017) e "Um Espião Animal" (2019).

Juntos, os filmes arrecadaram mais de US$ 5,7 bilhões em bilheteria, e foram indicados a 3 Oscar e 3 Globos de Ouro.

O diretor Carlos Saldanha participa da pré-estreia de "O Touro Ferdinando" em Los Angeles, na Califórnia - Matt Winkelmeyer/Getty Images - Matt Winkelmeyer/Getty Images
O diretor Carlos Saldanha participa da pré-estreia de "O Touro Ferdinando" em Los Angeles, na Califórnia
Imagem: Matt Winkelmeyer/Getty Images