Topo

Aprenda a fazer tempero caseiro completo para dia a dia

Pastinha no liquidificador - Annick Vanderschelden Photograph/Getty Images
Pastinha no liquidificador Imagem: Annick Vanderschelden Photograph/Getty Images

De Nossa

21/05/2021 10h08

Praticidade e comida caseira nem sempre andam lado a lado. Não à toa diversos produtos industrializados vendem justamente a rapidez, inclusive quando o assunto é tempero. Será que existe um meio-termo entre o sachê comprado pronto e a cebola cortadinha na hora?

Bruno Salomão, cozinheiro e apresentador de Nossa, faz o que ele chama de "tempero pronto". O objetivo é ter trabalho de uma só vez e depois conseguir guardar a misturinha caseira dentro de um pote na geladeira para ir usando conforme necessário — ela pode ser guardada no refrigerador por até três meses. O chef revela a receita secreta:

No liquidificador, ele bate duas cebolas, uma cabeça de alho, três folhas de louro, uma pimenta à escolha do cozinheiro inteira (com sementes e tudo), meia colher de sal e 100 mililitros de óleo de milho.

Quem quiser, pode adicionar salsinha, cebolinha e coentro. Use a pastinha pronta para dar gostinho para um bife, refogar o arroz, temperar o feijão, iniciar a marinada de um frango inteiro e mais.

Além disso, não precisa ficar só nela. Se for fazer um prato especial, a misturinha básica pode ser incrementada. Nesse sentido, vale ficar de olho nos acompanhamentos que irão ao prato e não exagerar.