UOL Esporte UOL Esporte
UOL BUSCA

09/09/2007 - 21h04

Brasil conquista o Campeonato Sul-Americano masculino de vôlei

Da Redação
Em São Paulo
A seleção brasileira masculina de vôlei conquistou pela 26ª vez o Campeonato Sul-Americano de vôlei. A decisão, que ocorreu neste domingo, contra a Argentina terminou com o placar de 3 sets a 0 e parciais de 25-15, 25-17 e 39-37.

Os brasileiros não voltarão com um só troféu. O time treinado por Bernardinho também ganhou cinco prêmios individuais. Como melhor jogador da competição, Giba foi premiado mais uma vez. Já o meio-de-rede Gustavo foi escolhido como o melhor bloqueio e Rodrigão, o outro meio-de-rede titular, o melhor atacante.

O melhor saque ficou com o levantador Bruno, enquanto Escadinha foi o melhor líbero da competição.

Além dos brasileiros, mas três jogadores foram premiados: O chileno Lopez, na recepção e os argentinos Meana e Orduna foram os melhores na defesa e no levantamento, respectivamente.
MAIS CINCO TROFÉUS
CONFIRA A CHAVE DO TORNEIO
MAIS NOTÍCIAS DE VÔLEI
Após o jogo, o técnico Bernardinho avaliou o desempenho do grupo: "O time começou muito bem. No terceiro set, deu uma relaxada, que é natural, mas imperdoável para uma final. A Argentina defendeu bem e nos deu bastante trabalho. Precisamos evoluir para a Copa do Mundo, pois estamos cometendo erros que não estamos acostumados a cometer", afirmou.

O oposto Anderson concordou com a posição de Bernardinho sobre a postura no último set. "Vacilamos no terceiro set. A Argentina abriu no marcador e foi difícil recuperar o placar. O mais importante foi que tivemos paciência para reverter a situação. Esse foi o nosso grande mérito".

Embora seja o 26º título do Brasil, para o levantador Bruno a sensação de vencer o Sul-Americano foi inédita. O jogador avaliou seu desempenho na partida. "Quando entrei não estava totalmente entrosado com o Giba, o Dante e o André. Mesmos assim, fomos bem. Quando o Anderson entrou, as coisas melhoraram, pois estou mais acostumado a jogar com ele".

Além do título, disputado no ginásio Víctor Jara, em Santiago, no Chile, o Brasil conquistou vaga para disputar a Copa do Mundo, que será disputada em novembro, no Japão. No Mundial, caso consiga ficar entre as três melhores seleções, o time treinado pelo técnico Bernardinho estará classificado para os Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008.

Na disputa pela medalha de bronze, a Venezuela derrotou o Chile por 3 sets a 1, com parciais de 25-23, 17-25, 25-20 e 25-19.

Hospedagem: UOL Host