Topo

Espanha vence Argentina e conquista a Copa do Mundo de basquete pela 2ª vez

Marc Gasol celebra título mundial de basquete ao lado de companheiros - JASON LEE/REUTERS
Marc Gasol celebra título mundial de basquete ao lado de companheiros Imagem: JASON LEE/REUTERS

15/09/2019 12h00

Com um grande desempenho defensivo, a Espanha venceu a Argentina por 95 a 75 na final da Copa do Mundo de basquete hoje (15), em Pequim, e conquistou o torneio pela segunda vez na história, 13 anos após o primeiro título.

À frente no placar desde o início e com amplo domínio da partida, os espanhóis controlaram o pivô Luis Scola e anularam grande parte das ofensivas argentinas, mas não deixaram de se impor no ataque.

O ala argentino Gabriel Deck foi o cestinha da decisão, com 24 pontos, mas um dos principais nomes do jogo foi Marc Gasol, sólido no garrafão com sete rebotes, sete assistências, três tocos e 14 pontos.

Atual campeão da NBA com o Toronto Raptors, o pivô espanhol fez a dobradinha na temporada com o título da Copa do Mundo, o qual também conquistou em 2006, no Japão. Além dele, apenas Rudy Fernández também estava presente em ambas as conquistas da seleção espanhola.

Ricky Rubio foi eleito o melhor jogador do torneio e da final. O armador espanhol do Phoenix Suns marcou 20 pontos contra a Argentina e chegou à quarta partida consecutiva com 19 ou mais pontos.

Os eleitos para a escalação do melhor quinteto da Copa do Mundo foram Ricky Rubio, Marc Gasol, Luis Scola, o ala francês Evan Fournier e o ala-armador sérvio Bogdan Bogdanovic.

Com a segunda taça, a Espanha se iguala ao Brasil (campeão em 1959 e 1963) no número de títulos da Copa do Mundo. Os maiores vencedores do torneio são Estados Unidos e Iugoslávia, com cinco cada.

Mais cedo, a França venceu a Austrália por 67 a 59 na disputa pelo terceiro lugar e ficou com a medalha de bronze, assim como na última edição da Copa do Mundo.