Publicidade



Quem são os melhores?

Qual seria a escalação dos internautas, sobre os titulares e reservas da seleção brasileira? Certamente, não seria a do Leão, nem a minha. Não sei qual seria a melhor. Poucos jogadores brasileiros, ou nenhum, são, hoje, unanimidade.

No gol, Rogério merece ser o titular, apesar das recentes falhas. Eu apontaria ainda Dida, Veloso e Bosco.

Na lateral direita, Cafu está próximo da unanimidade. Não porque é excepcional e sim porque não há outro. Na reserva, poderia ser o Vágner, que também é um bom substituto no meio-campo. Belletti seria outro, mas é indisciplinado. Interessante é que todos os melhores laterais, inclusive Cafu, eram ou são jogadores de meio-campo.

Na esquerda, Júnior, Silvinho, Roberto Carlos, Athirson e Serginho estão no mesmo nível. Nos clubes, Roberto Carlos ainda é o que atua melhor. O problema é que virou antipatia nacional.

Na zaga, não há um excepcional jogador. Roque Júnior e Antônio Carlos, apesar da arrogância, ainda são os melhores. Lúcio e Juan, do Flamengo, são esperanças. Poderiam experimentar o César Sampaio nesse setor.

Na posição de volante mais recuado, ainda sou mais o Émerson. Donizete, César Sampaio, Djair, Flávio Conceição, Marcos Assunção e outros, estão no mesmo nível. O outro volante titular é o Vampeta. Quase uma unanimidade. Na sua reserva, apontaria o Ricardinho do Cruzeiro, o Vágner e o Mineiro da Ponte Preta.

Na função de armador ofensivo, citaria o Rivaldo e os dois Juninhos. Alex está em baixa. Depois, viriam o Ricardinho do Corinthians e o Roger. Esse, está cada vez melhor.

Na frente, se estiver em forma e com vontade, Romário seria o titular. Ao seu lado, Ronaldinho, do Grêmio, França, Edmundo, Marques, Dill e Magno Alves. Vamos torcer para que o Ronaldo, da Inter, volte em forma.

Escale também sua seleção e seus reservas. Não vale escolher por paixão clubística. Ok?

Tostão escreve no UOL Esporte com exclusividade às quintas-feiras;
para ler colunas anteriores, clique aqui.





P. Tostão, sempre fui um fã de carteirinha seu. Você acha que o principal culpado pela desorganização do nosso futebol é o senhor Ricardo Teixeira?
Francisco Mostasso


R.Caro Francisco, a CBF, como órgão máximo do futebol, é a principal responsável pela atual péssima estrutura. Existe um modelo de troca de favores, de perpetuação de dirigentes, que levou o futebol à desorganização, incompetência e irregularidades. Desconheço a vida particular do Ricardo Teixeira. Não se pode culpar uma pessoa por tudo de ruim que existe no futebol. O problema principal é a estrutura.


P.Tostão, no vôlei e no basquete, muitas vezes a escalação de determinados jogadores pode depender do adversário que irá se enfrentar. Você acha que isso vale no futebol?
Alexandre Magalhães, de São Paulo


R.Alexandre, isso também tem acontecido no futebol. Às vezes, é necessário, mas não pode ser excessivamente valorizado. Melhor que trocar os jogadores é fazer com que eles exerçam funções diferentes, de acordo com o adversário.