Publicidade



Não agradou

Depois do "jogo secreto" (ninguém viu) contra os Estados Unidos, não sabemos se a seleção brasileira piorou ou melhorou contra o México. Certamente não agradou.

De positivo, somente a intenção do Leão, de colocar em campo um time bastante ofensivo. Escalou Rivaldo, Edilson, Ronaldinho Gaúcho e Romário. Além deles, Cafu e Vampeta apareciam muito na frente.

O problema é que esses jogadores se posicionaram mal. Ronaldinho Gaúcho e Rivaldo ocuparam o mesmo espaço no campo - a meia esquerda. Havia também um grande vazio no meio-campo.

O Brasil jogou com uma linha de quatro zagueiros (dois centrais e dois laterais), quatro no ataque e somente dois no meio-campo. A equipe mexicana tinha total liberdade para tocar a bola e se aproximar da defesa brasileira.

A seleção jogava assim antes da Copa de 58, há mais de 40 anos. Uma coisa é recuperar o futebol ofensivo e alegre do passado, outra é atuar taticamente como naquela época. Não dá! Se o Brasil atuar assim contra grandes equipes, perde.

Individualmente, somente brilharam Rivaldo e Romário por causa dos dois gols. Vamos aguardar e torcer para a seleção melhorar nos próximos jogos.

São Paulo campeão
Parabéns ao São Paulo. Merecidamente é o campeão do Torneio Rio-São Paulo. O time paulista, o Flamengo e o Vitória-BA são os clubes brasileiros que mais revelam bons jogadores no futebol do país. Que sirvam de exemplo para outros clubes.

O garoto Cacá, 18 anos com cara de 15, novamente mostrou seu talento. Joga fácil! Simplifica. Uma promessa!

Tostão escreve no UOL Esporte com exclusividade às quintas-feiras;
para ler colunas anteriores, clique aqui.





P.Tenho lido todos os cronistas deste país desancarem o futebol de Rivaldo na seleção. Chegaram a chamá-lo de perna-de-pau, peladeiro e outros adjetivos do mesmo nível. Fico procurando na seleção dos últimos dez anos quem mostrou tanta regularidade. Afinal, quem é o craque?
Jordão


R. Para mim, Rivaldo também é um dos maiores jogadores do mundo, titular absoluto da seleção e a maior esperança da próxima Copa. Isso não anula os defeitos dele. Não concordo com o excesso de críticas ao jogador.

P. O que você achou da escolha do Reinaldo como o melhor jogador de Minas do século? Pessoalmente, acho que vocês devem constar em qualquer lista dos melhores do futebol brasileiro.
Eduardo P. da Silva


R. Reinaldo foi um dos maiores craques do futebol brasileiro. Isso é indiscutível! Por outro lado, uma eleição entre torcedores de clubes e via Internet não qualifica uma real escolha. Neste caso, foi justa. Como seria também se fossem escolhidos outros jogadores do mesmo nível, como Dirceu Lopes, Zé Carlos, Cerezo e Tostão.