Olimpíadas: 12 atletas para ficar de olho em Tóquio

Por Do UOL, no Rio de Janeiro

Sabe aquela lenda do esporte que você não pode deixar de acompanhar nessa edição das Olimpíadas? A gente sabe que entre tantas modalidades é difícil manter o foco e ficar ligado em tudo. O UOL Esporte resolveu te ajudar e fez uma lista com os 12 atletas que todos precisam ficar de olho.
giphy.com

Caeleb Dressel

Com duas medalhas de ouro no currículo, o americano pode faturar outras sete em Tóquio com possibilidade de quebra de recorde olímpico. O "novo Phelps" estreia no sábado (24) nos 100m borboleta, uma das várias provas que disputará.
Tom Pennington/Getty Images

Simone Biles

A americana é a maior favorita em todas as modalidades. Ela venceu nada mais que 29 medalhas entre 30 possíveis --sendo 23 de ouro-- nos quatro últimos mundiais e Olimpíadas (2016). A ginástica feminina estreia no domingo (25) com a fase de qualificação.
Ricardo Bufolin/ Panamerica Press/ CBG

Naomi Osaka

Estreante em Olimpíadas, a japonesa chega como uma das favoritas para o ouro. A segunda colocada do ranking da WTA encara a chinesa Saisai Zheng, nº 52 do mundo, na estreia. O tênis começa a ser disputado no sábado (24).
Getty Images

Saeid Mollaei

O judoca iraniano competirá pela Mongólia e tentará a volta por cima após polêmica no Mundial de 2019, também no Japão. Após ter de fugir do seu país e encontrar uma nova casa, ele estreia pela Mongólia, no dia 26 de julho.
Divulgação/IFJ

Novak Djokovic

Líder do ranking, o sérvio tem histórico complicado nas Olimpíadas. O bronze, em 2008, é a única medalha. Em 2012, caiu na semifinal para Murray e, em 2016, perdeu na estreia para Del Potro. O debute em Tóquio é contra o boliviano Hugo Dellien, 139 do mundo. O tênis começa a ser disputado no sábado (24).
Getty Images

Tedy Riner

Com dois ouros e um bronze, o francês é um dos grandes nomes destas Olimpíadas. Ele perdeu a invencibilidade de 10 anos, mas tem tudo para ficar no topo do pódio. O judoca estreia no dia 30.
AFP PHOTO / ATTILA KISBENEDEK

Megan Rapinoe

Medalha de ouro em 2012, Rapinoe quer dar a volta por cima em Tóquio após eliminação precoce em 2016. Melhor jogadora do mundo em 2019, ela estreou com derrota para a Suécia na última quarta-feira.
REUTERS

Francine Niyonsaba

Prata no Rio, em 2016, a burundesa corre os 800m e foi a primeira mulher a ganhar medalha pelo seu país. Ela estreia no dia 3 de agosto e é uma das favoritas ao ouro.
Shaun Botterill/Getty Images

Shelly-Ann Fraser-Pryce

A jamaicana tem seis medalhas olímpicas, sendo duas de ouro: 2008 e 2012. Em 2016, no entanto, ficou com a prata. Após ser mãe, ela voltou às pistas e tem marcado tempos que a credenciam a nova medalha a partir de 31 de julho.
Gilbert Bellamy/Reuters

Armand Duplantis

O sueco-americano participa pela primeira vez das Olimpíadas cercado de expectativas. É que nenhum outro atleta do mundo saltou mais alto que ele, o que o credencia à medalha de ouro a partir de 3 de agosto.
CHRISTINE OLSSON/TT/REUTERS

Dina e Arina Averina

As gêmeas russas são as principais favoritas para a medalha de ouro graças aos 15 títulos mundiais conquistados na ginástica rítmica, que começa no dia 6 de agosto.
Sergei Savostyanov/TASS

Eliud Kipchoge

Dono de três medalhas olímpicas, sendo um ouro em 2016, o queniano de 36 anos é um dos nomes que pode fazer história em Tóquio. A maratona será no dia 8 de agosto.
Athit Perawongmetha/Reuters
Publicado em 22 de julho de 2021.