Histórico

Atleta para ficar de olho em Tóquio: Tedy Riner

Por Colaboração para o UOL

O judoca Teddy Riner já está na história. Dono de uma invencibilidade que durou quase dez anos, ele chega ao Japão, o berço do judô, para conquistar mais um feito: o tricampeonato olímpico.
Giphy
Riner alcançou o incrível número de 154 lutas invicto. De 2010 a 2020, ninguém venceu o francês, que, neste período, ganhou duas medalhas de ouro olímpicas e nove títulos mundiais.
Getty Images
A primeira derrota em muito tempo aconteceu em casa. Durante o Grand Slam de Paris, em 2020, Riner foi vencido pelo japonês Kokoro Kageura.
LUCAS BARIOULET/AFP
No período de preparação para os Jogos Olímpicos de Tóquio, outro choque com mais uma derrota: Riner perdeu para Ornais Terhec, pelo Campeonato Francês.
Giphy
Apesar das derrotas durante o ciclo olímpico, Riner chega às Olimpíadas com chance de igualar o feito de Tadahiro Nomura, único judoca da história a conquistar três ouros olímpicos consecutivamente.
Giphy

Definitivamente penso muito sobre isso. Mas preciso ter cuidado. O recorde não é a prioridade. Eu quero ganhar a medalha de ouro."

Tedy Riner
EVARISTO SA / AFP
Mesmo as derrotas tendo provado que Riner é, de fato, humano e não é invencível, a força do judoca não pode ser deixada de lado.
Fernando Maia/UOL
Em sua categoria, para mais de 100kg, ele é um dos grandes favoritos, mas deve enfrentar bons concorrentes. Riner prevê que a competição não será fácil.
Giphy

Não há ninguém em particular. Todos estão fortes, prontos e famintos pelos Jogos Olímpicos. Não tem jeito fácil, toda luta vai ser difícil."

Tedy Riner
AFP PHOTO / BERTRAND LANGLOIS
Um dos mais importantes capítulos da história de um dos maiores atletas que o judô já viu acontece no dia 30 de julho.
Giphy
Publicado em 22 de julho de 2021.