Pela história

Novak Djokovic

Por Por Alexandre Cossenza

Ambicioso

Em 2021, Novak Djokovic corre atrás de um dos feitos mais raros do tênis: o Golden Slam. Significa vencer os 4 maiores torneios do circuito além de conquistar a medalha de ouro nas simples nos Jogos Olímpicos.
Giphy
Este ano, o sérvio já conquistou o Australian Open, Roland Garros e Wimbledon. Djokovic é o primeiro homem a fazer isso desde Rod Laver, em 1969. Se faturar o ouro em Tóquio-2020, faltará "apenas" o título do US Open, em setembro.
Giphy
O ouro olímpico é um sonho antigo do sérvio, que foi eliminado por Nadal em Pequim, Murray em Londres e Del Potro no Rio. Em Tóquio, ele é o cabeça de chave 1 e é ainda mais favorito do que nos Jogos anteriores.
Getty Images
Até hoje, só uma pessoa na história do tênis conseguiu fechar o Golden Slam: a alemã Steffi Graf, em 1988. Nenhum homem nem sequer chegou perto de repetir as conquistas da dona do fraulein forehand. Nole quer ser o 1º.
Giphy

Obviamente, seu objetivo e nossa meta é vencer as Olimpíadas e depois fechar o Grand Slam. Acho que isso diz tudo."

Marian Vajda,
Técnico de Djokovic
Giphy
Djokovic é grande favorito ao ouro não só por sua excelente forma, mas porque o torneio olímpico tem vários desfalques como Nadal, Federer, Thiem, Berrettini e Shapovalov. Ao todo, metade do top 10 está fora.
Giphy
O sorteio da chave também ajudou. Nole vai estrear contra o boliviano Hugo Dellien, nº 139 do ranking. O torneio começa no sábado (24).
Giphy

Os rivais

O mais cotado para tirar o ouro de Djokovic é o russo Daniil Medvedev, atual #2 do mundo.
Giphy
Publicado em 22 de julho de 2021.