Topo

Darwin Núñez: quem é o uruguaio que é desejo dos grandes europeus

Darwin Nunez  comemora gol do Benfica contra o Liverpool pela ida das quartas de final da Liga dos Campeões - Chris Brunskill/Fantasista/Getty Images
Darwin Nunez comemora gol do Benfica contra o Liverpool pela ida das quartas de final da Liga dos Campeões Imagem: Chris Brunskill/Fantasista/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

08/06/2022 18h58

Darwin Núñez deve ser o rosto de uma das maiores sagas de transferências desta janela, já que despertou o interesse de grandes clubes europeus como Liverpool, Manchester United e Paris Saint-Germain.

O atacante chamou atenção por suas atuações nas partidas da Liga dos Campeões. Nesta edição, o jogador marcou seis gols na Champions, sendo dois contra o Barcelona, um no Bayern de Munique, um no Ajax e dois no Liverpool —na semifinal da competição.

Além disso, na temporada, Núñez balançou as redes 26 vezes em 28 jogos e deu quatro assistências. Segundo o site Transfermarkt, seu valor de mercado gira em torno de 55 milhões de euros (R$ 287,7 milhões, na cotação de hoje), mas já surgiram especulações de propostas bem acima disso.

Mas a trajetória do uruguaio vai muito além do que o futebol mundial acompanhou nos últimos meses. O UOL Esporte detalhou parte da carreira do atacante. Confira abaixo:

Infância difícil

Darwin Núñez, de 22 anos, cresceu em um bairro pobre em Artigas, uma cidade uruguaia na fronteira com o Brasil. O jogador passou por uma infância pobre e com dificuldades financeiras.

"Fui criado num bairro pobre e aprendi a dividir as coisas com os amigos. Quando não tinha o que comer passava o dia todo na escola e quando saía ia treinar", revelou em entrevista ao jornal 'El Observador'.

Quase desistiu do futebol

A mãe do jogador, Silvia Ribeiro, não queria que ele fosse tão jovem para o Peñarol, já que teria que se mudar para Montevidéu e ficar longe da família. Apesar disso, depois de muita insistência, o clube conseguiu convencer Silva e Darwin passou a jogar pela equipe.

Aos 16 anos foi promovido ao time principal, mas durante um jogo acabou sofrendo uma lesão no joelho, na qual rompeu os ligamentos cruzados. Dessa forma, ele precisou passar por cirurgia e ficou um ano e meio sem poder jogar.

Foi nessa altura que Núñez esteve perto de abandonar o futebol. Só não o fez porque se lembrou do sacrifício que o irmão fez para estar perto da família para que ele continuasse o seu sonho.

Chegada a Europa

Com suas boas atuações no Peñarol, ele logo chamou atenção e foi contratado pelo Almería-ESP no ano seguinte por 13 milhões de euros.

Depois de marcar 16 gols em sua primeira temporada com a equipe espanhola, o Benfica resolveu apostar em Núñez, assinando um contrato de cinco anos por um valor recorde para o clube em setembro de 2020: 24 milhões de euros.

Benfica

Apesar de se adaptar bem ao Campeonato Português, em sua primeira temporada as lágrimas logo voltaram quando seus problemas no joelho ressurgiram em maio de 2021.

As pessoas mais próximas a ele explicam como as emoções transbordaram depois que ele foi substituído durante um jogo contra o Farense, soluçando no banco segurando o joelho, insatisfeito com o então treinador do clube Jorge Jesus.

Darwin passou por mais uma cirurgia, que o obrigou a perder as primeiras semanas da temporada 2021/22, mas voltou forte e tem sido o destaque da equipe desde então.

Qual será seu destino?

Clubes europeus como PSG, Borussia Dortmund, Manchester United, Newcastle e Liverpool já demonstraram interesse em contratar o jogador para a próxima temporada.

No entanto, os Reds parecem estar na frente nessa corrida. A equipe inglesa colocou na mesa uma proposta de 85 milhões de libras (R$ 519,5 milhões) para tirar Núñez do Benfica, segundo informações da imprensa internacional.