Topo

Atacante da 2ª divisão inglesa se declara gay e diz: 'Quero ser um modelo'

Jake Daniels, atacante do  Blackpool (ING), se declara gay - Reprodução/Twitter
Jake Daniels, atacante do Blackpool (ING), se declara gay Imagem: Reprodução/Twitter

Do UOL, em São Paulo

16/05/2022 17h21

O jovem atacante Jake Daniels, do Blackpool, time da segunda divisão inglesa, deu um importante passo fora das quatro linhas. Em depoimento divulgado hoje nas redes sociais do clube inglês, o jogador de 17 anos se declarou gay, sendo o primeiro do país tomar tal atitude desde Justin Fashanu, em 1990.

Destaque da equipe juvenil do Blackpool, com mais de 30 gols na temporada, Jake estreou já na equipe profissional e espera ser um modelo para futuros jogadores.

O jovem atacante admitiu que "odiei mentir toda a minha vida e sentir a necessidade de mudar para me encaixar" e aconselhou as pessoas a serem elas mesmas.

"Fora do campo, tenho escondido meu verdadeiro eu e quem eu realmente sou. Toda a minha vida eu soube que sou gay e agora sinto que estou pronto para me assumir e ser eu mesmo", disse Jake em depoimento publicado pelo clube.

"Eu odiei mentir toda a minha vida e sentir a necessidade de mudar para me encaixar. Eu quero ser um modelo ao fazer isso. Existem pessoas por aí no mesmo espaço que eu que podem não se sentir à vontade para revelar sua sexualidade. Eu só quero dizer a elas que você não precisa mudar quem você é, ou como você deveria ser, apenas para se encaixar", completou.

Jake se inspirou em nomes como Josh Cavallo, Matt Morton e Tom Daley "para ter coragem e determinação para promover mudança".

"É um passo para o desconhecido ser um dos primeiros jogadores de futebol deste país a revelar minha sexualidade, mas fui inspirado por Josh Cavallo, Matt Morton e atletas de outros esportes, como Tom Daley, para ter coragem e determinação para promover mudança", relatou.

Já em entrevista à Sky Sports, Jake contou que revelou sua sexualidade para a mãe e a irmã após marcar quatro gols em um jogo, e agradeceu ao clube pelo apoio.

"O capitão (Chris Maxwell) foi uma das principais pessoas para quem contei e também me fez muitas perguntas. No final, ele apenas disse: "Estou tão orgulhoso de você". Significou muito. Eu gosto quando as pessoas fazem perguntas. Eu só quero colocar tudo para fora e que as pessoas ouçam a minha história", disse.

Confira, na íntegra, o depoimento de Jake Daniels:

Esta temporada foi fantástica para mim em campo. Fiz minha estreia no time principal, marquei 30 gols pela equipe juvenil, assinei meu primeiro contrato profissional e compartilhei o sucesso com meus companheiros de equipe, fazendo uma ótima campanha na FA Youth Cup e levantando o Lancashire FA Pro-Youth Cup.

Mas fora do campo eu tenho escondido meu verdadeiro eu e quem eu realmente sou. Toda a minha vida eu soube que sou gay e agora sinto que estou pronto para me assumir e ser eu mesmo.

É um passo para o desconhecido ser um dos primeiros jogadores de futebol deste país a revelar minha sexualidade, mas fui inspirado por Josh Cavallo, Matt Morton e atletas de outros esportes, como Tom Daley, para ter coragem e determinação para promover mudança.

Para chegar a este ponto, tive o melhor apoio e conselhos da minha família, meu clube, meu agente e Stonewall (ONG de direitos LGBTQIA+), que foram incrivelmente proativos em colocar meus interesses e bem-estar em primeiro lugar. Também confiei em meus companheiros de equipe da equipe juvenil aqui em Blackpool, e eles também abraçaram a notícia e apoiaram minha decisão de me abrir e contar às pessoas.

Eu odiei mentir toda a minha vida e sentir a necessidade de mudar para me encaixar. Eu quero ser um modelo ao fazer isso.

Existem pessoas por aí no mesmo espaço que eu que podem não se sentir à vontade para revelar sua sexualidade. Eu só quero dizer a elas que você não precisa mudar quem você é, ou como você deveria ser, apenas para se encaixar.

Você sendo você, e sendo feliz, é o que mais importa.

Jake