Topo

Grêmio busca empate com reservas do Fla em jogo com duas expulsões

Pedro H. Tesch/AGIF
Imagem: Pedro H. Tesch/AGIF

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

23/11/2021 22h57

O Grêmio arrancou empate com o Flamengo, hoje (23), em jogo atrasado da segunda rodada do Campeonato Brasileiro. O jogo em Porto Alegre foi cheio de tensão, muito devido à briga do time gaúcho para evitar o rebaixamento, ainda que o time carioca também tenha chance de título.

Mesmo com reservas, a equipe de Renato Gaúcho chegou a abrir 2 a 0. No fim, o placar de 2 a 2 minimizou o prejuízo gremista, mas não ofuscou a volta de Arrascaeta —esse, sim, dos astros do time rubro-negro, sendo preparado para a decisão da Copa Libertadores no próximo sábado (27) contra o Palmeiras.

Vitinho marcou os dois gols do Flamengo, enquanto Borja e Ferreira fizeram para o Grêmio.

O time gaúcho teve Jhonata Robert expulso dentro das quatro linhas e o goleiro Brenno levando cartão vermelho, mesmo no banco de reservas.

Na próxima rodada, o Grêmio visita o Bahia em confronto direto contra o rebaixamento. O jogo em Salvador acontece na sexta-feira (26), às 19h (horário de Brasília). A equipe gaúcha tem 36 pontos, contra 37 dos baianos (que estão com um jogo a menos). O Juventude, primeiro time fora da zona de descenso, tem 40 pontos, restando quatro rodadas, ou 12 pontos, em disputa.

O Flamengo soma 67 pontos, oito a menos que o líder Atlético-MG. Mas sua concentração agora está para o confronto com o Palmeiras pela taça da Libertadores, mesmo.

Quem decidiu: Arrascaeta

No primeiro toque na bola, achou Rodinei livre do outro lado do gramado. De lá, a bola foi para a área e terminou no fundo da rede do Grêmio. O uruguaio voltou de lesão, entrou no segundo tempo —um evento há muito aguardado pelos rubro-negros— e mudou o jogo a partir da bola longa.

Quem decepcionou: Jhonata Robert

Aposta mais recente de Vagner Mancini, o meia-atacante levou amarelo por chutar bola para lateral — irritado com falta marcada. Minutos depois, tomou a segunda advertência em lance com Vitinho. Foi expulso.

Renato fala em incompetência do Grêmio, mas não comemora

Antes de a bola rolar, Renato Gaúcho falou ao Premiere sobre o jogo e as consequências de uma vitória do Flamengo na briga do Grêmio para fugir do rebaixamento.

"É difícil ver o clube onde comecei a jogar, ganhei muitos títulos como jogador e treinador, numa situação dessas. Muita gente falando que o Flamengo pode derrubar o Grêmio, mas quando um time cai para a Segunda Divisão, e espero que o Grêmio não caia, é por tudo que fez no campeonato, não por 90 minutos. Alguém vai apagar a luz, uma hora. A luz, quem apagou foi a incompetência, digamos assim, durante o campeonato todo", disse.

Kannemann fica fora (de novo) na última hora

A sequência de jogos cobrou o preço. O zagueiro Walter Kannemann foi vetado pelos médicos, minutos antes do jogo, pelo desgaste após ter atuado contra Red Bull Bragantino e Chapecoense. O argentino voltou a apresentar dores no quadril, que precisa passar por cirurgia. Foi o mesmo roteiro da ausência diante do América-MG, em Belo Horizonte, três partidas atrás.

Grêmio faz primeiro sonolento

A atuação do Grêmio não parecia ser de um time que precisa desesperadamente da vitória. Com uma dose (constante) de ansiedade, a equipe criou poucas chances até o intervalo. Não repetiu o ritmo intenso da atuação contra o Bragantino e ao longo da primeira etapa passou a ceder mais espaços em frente à área.

Quase dentro do gol

A grande oportunidade na parte inicial do jogo nasceu de bola levantada na área, com cabeceio de Jhonata Robert, que foi salva em cima da linha por Gustavo Henrique. Pouco antes do intervalo, Diego Souza forçou Hugo a fazer defesa no reflexo. O rebote foi muito forte e Ferreira não conseguiu dominar, mesmo dentro da área.

Flamengo? No primeiro tempo só de longe

Pior que o Grêmio, só o Flamengo. Em ritmo ainda mais lento, o time reserva de Renato até fechou a primeira etapa com mais posse de bola e maior número de conclusões. Nenhuma tentativa levou real perigo ao gol de Gabriel Grando. A maioria das conclusões veio de fora da área. Como nos casos de Vitor Gabriel e Diego.

Grêmio degringola, mas reage

Aos 13 do segundo tempo, Vitinho marcou. No minuto seguinte, Jhonata Robert foi expulso, e o Grêmio entrou em parafuso. Concedendo espaços, errando passes. Aos 28, Kenedy ampliou o marcador. O desespero, no entanto, virou reação.

O ataque com Ferreira e Borja passou a insistir mais. Borja descontou e o camisa 11 gremista empatou. No fim, o Grêmio se jogou ao ataque. Mesmo com um a menos.

Flamengo explora o desespero. Até um ponto

Além de promover a volta de De Arrascaeta, o Flamengo tirou proveito do nervosismo total do Grêmio. Foi assim, na base dos nervos, que saiu o segundo gol de Vitinho. Mas depois de abrir 2 a 0, o time rubro-negro diminuiu o ritmo. Deu espaço e levou pressão.

FICHA TÉCNICA
GRÊMIO 2 X 2 FLAMENGO

Data e hora: 23/11/2021 (terça-feira), às 21h (horário de Brasília)
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Árbitro: Braulio da Silva Machado (SC)
Auxiliares: Kleber Lucio Gil (SC) e Alex dos Santos (SC)
VAR: Rodrigo Dalonso Ferreira
Cartões amarelos: Jhonata Robert, Lucas Silva, Campaz (GRE); Renê (FLA)
Cartão vermelho: Jhonata Robert, Brenno (GRE)

GRÊMIO: Gabriel Grando; Rafinha (Vanderson), Geromel, Ruan e Cortez; Thiago Santos (Victor Bobsin), Lucas Silva (Alisson), Campaz (Douglas Costa), Jhonata Robert e Ferreira; Diego Souza (Borja)
Técnico: Vagner Mancini

FLAMENGO: Hugo; Rodinei, Gustavo Henrique (Bruno Viana), Léo Pereira e Renê (Ramon); Thiago Maia, João Gomes, Kenedy, Diego (De Arrascaeta) e Vitinho (Piris da Motta); Vitor Gabriel (Pedro)
Técnico: Renato Gaúcho