Topo

Fortaleza faz 3 a 1, despacha o São Paulo e vai à semi da Copa do Brasil

Eder Traskini

Do UOL, em Santos (SP)

15/09/2021 23h27

O Fortaleza venceu o São Paulo com facilidade por 3 a 1 na noite de hoje (15), na Arena Castelão, e carimbou passaporte para as semifinais da Copa do Brasil 2021. Os gols do Leão foram marcados por Ronald, Henríquez e David, enquanto Gabriel Sara descontou para o São Paulo no finalzinho.

O time de Juan Pablo Vojvoda foi superior durante toda a partida, enquanto a equipe de Hernán Crespo pareceu desligada, com menos intensidade do que o Leão.

O São Paulo volta a campo neste domingo (19), quando recebe o Atlético-GO pelo Brasileirão. Já o Fortaleza visita o Internacional também no domingo, às 11h, no Beira-Rio.

O melhor: David

O atacante do Fortaleza entrou na segunda etapa, deu um passe preciso para Henríquez marcar o gol da tranquilidade ao ampliar o placar para 2 a 0. Depois, em grande jogada individual no contra-ataque, fez o terceiro para o Leão.

O pior: Benítez

Sumido durante todo o jogo, Benítez não conseguiu armar o São Paulo e criar chances de gol diante do Fortaleza. O camisa 8 ainda errou no lance que gerou o gol adversário ao perder a bola na saída de jogo.

Cronologia do jogo

O Fortaleza começou melhor e teve duas boas chances perdidas por Yago Pikachu antes dos 15 minutos de jogo. Logo depois, Rigoni respondeu — em lance que estaria impedido — com chute cruzado que parou em Felipe Alves.

O placar foi aberto aos 20 minutos. O São Paulo errou na saída de jogo, Ronald roubou de Benítez no centro do gramado, avançou e acertou um chutaço de fora da área. A bola quicou na frente de Tiago Volpi e passou por baixo do goleiro para estufar as redes: 1 a 0 para o Fortaleza.

A partida seguiu sendo dominada pelo Leão. Aos 20 minutos da segunda etapa, o Fortaleza chegou a ampliar o placar com Tinga, após rebote de Volpi em novo chute forte de Ronald, mas a arbitragem marcou impedimento no início da jogada.

Aos 36, David recebeu na direita e viu Volpi adiantado no meio da área. Ele cruzou na medida para Henríquez fazer 2 a 0. O Fortaleza ainda ampliou nos acréscimos: David disparou em contra-ataque, pedalou para cima de Arboleda e tocou na saída de Volpi.

O Tricolor fez o de honra aos 49 minutos com Gabriel Sara após bate rebate dentro da área.

Atuação do São Paulo: time "compete" pouco

O time de Hernán Crespo pareceu vibrar em uma rotação só dele e bem abaixo da intensidade que um mata-mata de Copa do Brasil exige. Pouco conseguiu fazer e apenas assistiu ao Fortaleza jogar durante todo o primeiro tempo. Na segunda etapa, precisando do resultado, demonstrou um time desorganizado na criação de jogadas. Um erro na saída de jogo custou o gol de Ronald e uma falha de posicionamento de Volpi abriu caminho para o gol de Henríquez. Gabriel Sara descontou em bate rebate, mas já era tarde.

O jogo do Fortaleza: pressão desde o início

A equipe de Vojvoda começou a partida a toda velocidade e dominou todo o primeiro tempo. Enquanto o São Paulo ainda parecia tentar sentir o jogo, o Fortaleza já tinha criado duas chances claras — perdidas por Pikachu. O Leão optou por subir a marcação e dificultar a saída de jogo do Tricolor paulista principalmente nos tiros de metas para Volpi. Foi assim que abriu o placar com Ronald, que roubou de Benítez no centro do gramado e bateu de fora. No segundo tempo diminuiu um pouco o ritmo, mas seguiu dominando o jogo e matou a partida com Henríquez. David ainda ampliou.

Dirigentes garantem permanência de Crespo

O presidente Julio Casares e o diretor Carlos Belmonte publicaram em suas redes sociais na manhã de hoje (15) garantindo de forma antecipada a permanência do técnico Hernán Crespo independentemente do resultado da partida diante do Fortaleza.

FICHA TÉCNICA

FORTALEZA 3 x 1 SÃO PAULO

Competição: Copa do Brasil - quartas de final
Data: 15/09/2021 (quarta-feira)
Horário: 21h30 (de Brasília)
Local: Arena Castelão, em Fortaleza (CE)
Árbitro: Bruno Arleu de Araújo (Fifa/RJ)
Assistentes: Rodrigo Figueiredo Henrique Corrêa (Fifa/RJ) e Thiago Henrique Neto Correa Farinha (RJ)
VAR: Rodrigo Carvalhães de Miranda (RJ)
Gols: Ronald (20'/1ºT), Henríquez (36'/2ºT) e David (46'/2ºT) para o Fortaleza; Sara (49'/2ºT) para o São Paulo

FORTALEZA: Felipe Alves; Tinga, Jussa e Titi; Yago Pikachu, Éderson, Ronald, Romarinho (David) e Lucas Crispim (Bruno Melo); Wellington Paulista (Ángelo Henríquez) e Edinho (Matheus Vargas). Técnico: Juan Pablo Vojvoda

SÃO PAULO: Volpi; Arboleda, Miranda e Léo (Wellington); Igor Vinicius (Galeano), Nestor, Liziero (Sara), Benítez (Pablo) e Reinaldo; Rigoni e Eder (Luciano). Técnico: Hernán Crespo.