Topo

Cruzeiro

Cruzeiro oficializa contratação de Rodrigo Pastana como diretor de futebol

Novo diretor do Cruzeiro chega com a tarefa de ajudar o clube a voltar para a primeira divisão - Divulgação/Cruzeiro
Novo diretor do Cruzeiro chega com a tarefa de ajudar o clube a voltar para a primeira divisão Imagem: Divulgação/Cruzeiro

Do UOL, em Belo Horizonte

06/06/2021 17h01

O Cruzeiro anunciou oficialmente a contratação de Rodrigo Pastana para o cargo de diretor de futebol. O profissional de 45 anos estava no CSA e chega ao clube para ocupar a vaga de André Mazzuco, hoje no Santos.

Pastana já está em Belo Horizonte e será apresentado antes da partida deste domingo, contra o CRB. Após perder na primeira rodada da Série B, o Cruzeiro fará sua primeira partida pelo campeonato dentro do Mineirão. Fora de campo, a entidade já sofre pressão dos torcedores. Nos últimos dias, um grupo se reuniu na porta da Toca da Raposa para protestar contra o novo diretor.

"Sem dúvidas, trabalhar no Cruzeiro significará um sonho realizado e também o maior desafio da minha carreira. O Cruzeiro é um gigante do futebol mundial, mas que passa por um momento desafiador. Por outro lado, é um tipo de cenário em que estou acostumado a trabalhar, num tipo de campeonato em que tenho conseguido bons resultados ao longo da minha carreira. Humildemente, peço para a torcida um voto de confiança. Chego para trabalhar forte e para tentar ajudar a recolocar o Clube no lugar de onde ele nunca deveria ter saído. Trabalhar no Cruzeiro é o sonho de qualquer profissional do futebol e eu terei esse privilégio. Por isso, não vou desperdiçar esta chance. Não faltará empenho e luta na busca pelo nosso grande objetivo de voltar para a Série A de 2022", comentou o novo diretor.

A aposta do Cruzeiro no trabalho de Pastana é justificada principalmente pelos trabalhos anteriores do diretor que renderam acessos à primeira divisão nacional, grande objetivo celeste para este ano. Pastana começou sua carreira no Grêmio Barueri, em 2006, participando do processo de crescimento do clube e dos acessos para a elite do Paulistão e do Campeonato Brasileiro. Em 2012 e 2013, ele também subiu com o Criciúma e Figueirense, respectivamente. Outros acessos conquistados pelo profissional foram com o Guarani (2016), Paraná (2017) e Coritiba (2019). Na última edição da Série B, ele participou da reação do CSA, que saiu da vice-lanterna e terminou o torneio no quinto lugar. No mês de maio, ele conquistou o título alagoano com a equipe.

"O currículo do Pastana fala por si. Ele trabalhou em diversas equipes com orçamento enxuto e conquistou vários acessos. E este é o nosso cenário financeiro atual e o nosso objetivo esportivo principal. Voltar para a Série A é um desejo de todos nós, cruzeirenses. E vemos no Rodrigo o perfil ideal para lutarmos por uma das vagas de acesso. Acompanhamos toda a movimentação da torcida nos últimos dias, mas reforço o pedido por um voto de confiança no trabalho. Chega ao Cruzeiro um profissional com muita gana de vencer e que, tenho certeza, possui conhecimento suficiente da Série B para que possamos encarar este grande desafio com ainda mais assertividade", comentou Sergio Santos Rodrigues, presidente celeste.

Cruzeiro