Topo

Corinthians

Com pouca verba, Corinthians sonha em convencer Renato e "cancela" Lisca

Renato Gaúcho se irrita à beira do gramado durante jogo entre Corinthians e Grêmio - Ale Cabral/AGIF
Renato Gaúcho se irrita à beira do gramado durante jogo entre Corinthians e Grêmio Imagem: Ale Cabral/AGIF

Yago Rudá

Do UOL, em São Paulo

18/05/2021 04h00

O Corinthians está atrás do técnico Renato Gaúcho e tenta viabilizar um projeto que desafie o treinador e o convença a assumir o comando técnico da equipe. Hoje (18), no Rio de Janeiro, a diretoria do Timão tem uma conversa com o ex-treinador do Grêmio e tenta compensar a falta de dinheiro com propostas criativas. Por outro lado, o nome de Lisca, atualmente no América-MG, está descartado no clube do Parque São Jorge.

A ideia da cúpula do Alvinegro é contratar um treinador que tenha renome no mercado e possa exercer influência positiva no elenco, promovendo os garotos da base e resgatando os mais experientes do elenco que estão em baixa —casos de Gil, Jô e Fábio Santos. Abaixo, o UOL Esporte mostra como está a situação de cada um dos nomes ventilados no Corinthians.

Renato Gaúcho

Renato - Fernando Alves/AGIF - Fernando Alves/AGIF
Renato Gaúcho comanda o Grêmio em semifinal da Copa do Brasil contra o São Paulo
Imagem: Fernando Alves/AGIF

É o favorito da diretoria para assumir o clube. Hoje, o treinador conversará com o presidente Duilio Monteiro Alves para debater o projeto do clube e conhecer as condições de um possível acordo. Renato aceitou a reunião e não descarta a possibilidade de trabalhar em São Paulo, desde que o Corinthians ofereça um desafio a longo prazo.

O grande problema em contratar o ex-comandante do Grêmio está na questão financeira. No Sul, Renato e sua comissão recebiam um dos maiores salários do futebol brasileiro. A realidade do Corinthians é de extrema dificuldade e o objetivo do clube é cortar gastos. Para que o negócio desse certo, a diretoria precisaria ser mais flexível em sua política para conseguir seduzir o treinador.

Lisca

Lisca - Reprodução/YouTube - Reprodução/YouTube
Lisca, técnico do América-MG
Imagem: Reprodução/YouTube

O comandante do América-MG é um nome descartado no Corinthians. Além de estar empregado no clube de Belo Horizonte, o treinador foi personagem de um episódio polêmico na temporada passada, quando eliminou o Timão na Copa do Brasil pelo Coelho. Naquela ocasião, com o jogo decisivo já nos minutos finais, Lisca foi até uma das câmeras e falou: 'E agora? E agora? É a quarta seguida em cima deles", brincando com a situação.

Internamente, o nome não é bem recebido por jogadores e funcionários já que o episódio é recente e foi encarado como uma falta de respeito ao Corinthians. Ainda naquele jogo, Lisca bateu boca com membros da comissão técnica do clube do Parque São Jorge.

Fábio Carille

Carille - Marcello Zambrana/AGIF - Marcello Zambrana/AGIF
Técnico Fabio Carille comemora com o troféu do Campeonato Paulista de 2019 conquistado pelo Corinthians
Imagem: Marcello Zambrana/AGIF

Velho conhecido da torcida do Corinthians, Carille tem contrato com o Al-Ittihad, da Arábia Saudita, até o dia 30 de junho deste ano. O clube árabe poderia ter exercido sua preferência em renovar com o treinador, mas deixou a cláusula expirar. Com isso, o ex-técnico do Timão pode assinar com qualquer outra equipe. Segundo apurou o UOL Esporte, Carille não recebeu qualquer tipo de contato da diretoria do Corinthians. Apesar disso, seu nome foi sugerido internamente para Duilio Monteiro Alves e uma reaproximação não está descartada, embora seja difícil neste momento.

Dorival Júnior

Dorival - Athletico-PR - Athletico-PR
Dorival Jr. não foi procurado pelo Corinthians
Imagem: Athletico-PR

Outro nome ventilado como possível novo técnico do Corinthians, sobretudo por ter um estilo conciliatório e gosto pessoal em trabalhar com jogadores mais jovens, mas que não foi procurado pela diretoria do clube. A reportagem entrou em contato com o comandante, que informou não ter recebido qualquer tipo de contato por alguém do Alvinegro. Assim como outros da lista, Dorival foi sugerido à cúpula do futebol do Timão, porém sua contratação é vista como improvável no atual cenário.

Sylvinho

Sylvinho - LOIC VENANCE / AFP - LOIC VENANCE / AFP
Sylvinho foi demitido do comando técnico do Lyon
Imagem: LOIC VENANCE / AFP

Nome com passagem pelo Corinthians e ideias modernas de jogo, Sylvinho ganha forças nos bastidores por ser um técnico que cabe dentro do orçamento do clube, segundo o colunista do UOL Esporte Bruno Andrade. O treinador está na Europa neste momento e aguarda um contato de alguém do Alvinegro para iniciar conversas. Apesar disso, não é a primeira opção da diretoria.

Antônio Carlos Zago

Zago - Reprodução/ESPN Brasil - Reprodução/ESPN Brasil
Antônio Carlos Zago concede entrevista ao "Bola da Vez", da ESPN Brasil
Imagem: Reprodução/ESPN Brasil

O hoje treinador trabalhou no Corinthians na reconstrução do clube, logo após a queda para a Série B do Campeonato Brasileiro, em 2008, e possui uma relação de proximidade com Andrés Sanchez — o último presidente do Timão. Zago é um nome que está livre no mercado, mas não houve qualquer tipo de conversa entre ele e qualquer membro da atual diretoria.

Corinthians