Topo

Carioca - 2021

Maracanã será multado devido à presença de público na final do Carioca

Torcedores convidados do Flamengo na arquibanca do Maracanã - Jorge Rodrigues/AGIF
Torcedores convidados do Flamengo na arquibanca do Maracanã Imagem: Jorge Rodrigues/AGIF

Alexandre Araújo

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ)

16/05/2021 15h27

A presença de convidados no Maracanã no duelo entre Fluminense e Flamengo, ontem (15), pela primeira partida da final do Campeonato Carioca, configurou infração sanitária "gravíssima", segundo nota da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro. Por conta disso, será aplicada uma multa de pouco mais R$14 mil à administração do estádio.

Ainda no documento, é salientado o fato de que tanto o Maracanã quanto a Federação de Futebol do Rio de Janeiro (Ferj), organizadora da competição, "não fizeram qualquer pedido para a liberação da presença de público no estádio".

A permanência de pessoas alheias às delegações em uma das arquibancadas no Maracanã foi uma iniciativa da Ferj, que liberou 300 convites, 150 para cada clube. Segundo a federação, no total, 148 convidados estiveram presentes. O Fluminense garante que não utilizou a sua cota de entradas, enquanto o lado rubro-negro ficou visivelmente cheio.

Durante o jogo, puderam ser ouvidos cantos da torcida e gritos de incentivo, mas também houve desrespeito às medidas sanitárias em meio à pandemia de coronavírus, como a necessidade de distanciamento social e utilização de máscaras.

A presença de torcida na final do Carioca e também na decisão da Taça Rio foi debatida ao longo da semana, após a Ferj publicar um documento que indicava tal possibilidade. O Flamengo se mostrou favorável, enquanto o Fluminense foi contra. Botafogo e Vasco também fizeram oposição e, desta forma, ficou firmado que, na Taça Rio, não haveria esta hipótese — o primeiro jogo foi hoje (16), no Nilton Santos, e a volta será em São Januário.

A prefeitura, por sua vez, ao longo deste período, sempre afirmou que o decreto que impedia a presença de público, ainda que não pagante, em estádios permanece em vigor. Apesar de tal posicionamento, o Rubro-Negro e a Ferj buscam diálogo visando o segundo jogo da final, com o clube tendo, inclusive, enviado um protocolo aos órgãos municipais.

Veja nota na íntegra:

"A Secretaria Municipal de Saúde esclarece que a presença de público em estádios e ginásios esportivos, ainda que não pagante, está expressamente vedada por força do Decreto 48425/21.

A iniciativa de manter 300 convidados no interior do estádio do Maracanã para assistirem à partida entre Flamengo e Fluminense, pelo Campeonato Carioca, ocorrida sábado (15/05), configurou infração sanitária classificada como gravíssima, pelo potencial do dano causado, conforme previsto no art. 30, XXV do Decreto 45585/18, combinado com o Decreto 48425/21, que prevê a penalidade de multa.

Por isso, será aplicada uma multa, no valor de R$14.060,72, à administração do Maracanã, que tem a responsabilidade de zelar pelo cumprimento das medidas de proteção à vida.

O Instituto Municipal de Vigilância Sanitária, Vigilância de Zoonoses e de Inspeção Agropecuária (IVISA-Rio) ressalta ainda que tanto o Maracanã quanto a Federação de Futebol do Rio de Janeiro (FERJ), organizadora da competição, não fizeram qualquer pedido para a liberação da presença de público no estádio"