Topo

Fluminense

Decreto veta jogo em Bogotá, e Flu atuará em altitude menor na Libertadores

Estádio Centenário de Armênia recebeu jogo da seleção pelo Pré-Olímpico em 2020 - Danilo Lavieri/UOL
Estádio Centenário de Armênia recebeu jogo da seleção pelo Pré-Olímpico em 2020 Imagem: Danilo Lavieri/UOL

Caio Blois

Do UOL, no Rio de Janeiro

26/04/2021 18h23

O Fluminense já viajou para a Colômbia, mas pouco mais de 24h antes do jogo contra o Independiente Santa Fé, pela Libertadores, ainda não sabe onde a partida será realizada. Por conta da pandemia de coronavírus, a prefeitura proibiu jogos em Bogotá, e o jogo deve acontecer em Armênia, a 280km da capital colombiana e apenas 1480m acima do nível do mar — a capital colombiana fica a 2650m de altitude.

Mais cedo, o Tricolor divulgou nota mantendo a logística prévia para a partida, e voou para a Colômbia às 15h30 (de Brasília). Agora, o Flu pode ter que ir até Armênia de ônibus, o que ainda não está confirmado, bem como o horário da partida, que aconteceria às 19h (de Bogotá) para atender a um "toque de recolher" na capital colombiana.

A altitude, entretanto, não deve ser mais problema para o clube, já que o ar fica rarefeito e dificulta a respiração apenas acima de 2300m, ainda que, a partir de 1800m, de acordo com especialistas, muitas pessoas já sintam efeitos da mudança de pressão atmosférica.

Ciente de que a altitude é um fator importante, o Santa Fé tentou levar o jogo para Tunja, 2800m acima do nível do mar e 140km de distância de Bogotá. A prefeitura da cidade, entretanto, também rechaçou a possibilidade, bem como a de Manizales (2100m de atltiude e 300km da capital) e após reunião com representantes do clubes colombianos e a Conmebol, o jogo foi parar em Armênia, onde a situação sanitária está melhor controlada.

Por lá, o Estádio Centenário tem até uma plantação de café. Armênia foi a cidade-sede da seleção brasileira no pré-olímpico em 2020. O Flu teve Nino como representante no time sub-23 comandado por André Jardine.

A equipe costuma mandar suas partidas no El Campín, mas o estádio está entregue à entidade máxima do futebol sul-americano para ser reformado para a Copa América. Assim, os "cardeais" estavam jogando no Metropolitano de Techo, que costumava ser utilizado como hipódromo anteriormente. Também em Bogotá, a arena não está disponível.

Assim, tanto o adversário do Tricolor como o La Equidad, equipe menor de Bogotá — que enfrenta o Aragua (VEN) pela Copa Sul-Americana — ficaram "sem teto". Representantes dos clubes colombianos se reuniram com a Conmebol para definir o palco das partidas. O jogo pela Sul-Americana será em Pereira (1400m acima do nível do mar e mais de 300km distante da capital).

Fluminense