Topo

Uefa afirma que quem jogar Superliga não atuará por seleções, diz jornal

Aleksander Ceferin, presidente da entidade, classificou a Superliga como "proposta vergonhosa e egoísta" - Harold Cunningham - UEFA/UEFA via Getty Images
Aleksander Ceferin, presidente da entidade, classificou a Superliga como "proposta vergonhosa e egoísta" Imagem: Harold Cunningham - UEFA/UEFA via Getty Images

Do UOL, em São Paulo

19/04/2021 10h46

Totalmente contrário à criação da Superliga, o presidente da Uefa, Aleksander Ceferin, reagiu e prometeu punições da entidade a quem participar do novo torneio.

De acordo com o jornal As, o mandatário afirmou que jogadores que atuarem na Superliga não poderão participar de jogos de suas seleções, colocando em xeque torneios como a Copa do Mundo.

"O futebol tem de estar unido diante da postura de alguns clubes com interesses particulares. O mundo do futebol está unido, os governos estão unidos, a sociedade está unida. Concordamos que a Superliga não tem sentido. FA [Inglaterra], La Liga [Campeonato Espanhol], Serie A [Itália], Fifa, FEF [Federação Espanhola], Premier League [Campeonato Inglês]... todos são contra esses planos cínicos", iniciou Ceferin.

"Não vamos permitir essa mudança. Os jogadores que participam desta liga fechada não poderão jogar com suas seleções nacionais", prometeu.

Ceferin ainda detalhou que, apesar de ser advogado, "nunca tinha visto nada igual" em sua vida em relação ao impasse. Ele ainda ressaltou a importância de competições como a Liga dos Campeões.

"O nosso campeonato é aberto. A Superliga é uma competição fechada. Não estou falando de declarações de organizações fantasmas, mas é uma proposta vergonhosa e egoísta. É uma cuspida na cara de todos os amantes do futebol", finalizou ele, segundo o As.

O que é a Superliga?

A Superliga é uma nova competição fundada por Arsenal, Manchester United, Manchester City, Chelsea, Liverpool, Tottenham, Real Madrid, Barcelona, Atlético de Madri, Juventus, Internazionale de Milão e Milan.

Ela planeja ter jogos no meio de semana e substituir a Liga dos Campeões da Europa como o palco dos confrontos entre as maiores estrelas do futebol mundial.

Os 12 fundadores e mais três clubes ainda não anunciados são participantes fixos, estão classificados automaticamente todos os anos e jamais ficam de fora; outros cinco clubes participariam, selecionados com base em seu desempenho em campeonatos nacionais.