Topo

La Liga - 2020/2021

Messi brilha, Barça goleia Alavés por 5 a 1 e assume vice do Espanhol

O argentino Lionel Messi disputa lance com o goleiro do Alaves, Fernando Pacheco, no Camp Nou, pela 23ª rodada da La Liga - Lluis Gene/AFP
O argentino Lionel Messi disputa lance com o goleiro do Alaves, Fernando Pacheco, no Camp Nou, pela 23ª rodada da La Liga Imagem: Lluis Gene/AFP

Do UOL, em São Paulo

13/02/2021 19h19

O Barcelona assumiu a vice-liderança do Campeonato Espanhol, na tarde de hoje (13), ao golear o Alavés por 5 a 1 pela 23ª rodada do torneio. Jogando em casa, no Camp Nou, a equipe demonstrou superioridade com Messi e Trincão marcando duas vezes e um gol de Firpo.

Coube a Rioja anotar o único gol do Alavés, após uma falha na saída de bola da equipe blaugrana.

Messi e Trincão, além de anotarem dois gols cada, foram decisivos na partida participando da construção de jogadas e prestando assistências aos companheiros. Após o jogo, o argentino foi eleito o melhor em campo.

Com o resultado, o Barcelona chegou a 46 pontos na tabela, e avança para vice-liderança. O Alavés, por sua vez, ficou com 22 pontos e ocupa a 16º posição.

Confira como ficou a tabela do La Liga com a vitória do Barcelona.

Após início equilibrado, Barça assume protagonismo

Logo no início, as duas equipes desperdiçaram chances e deram a entender que seria uma partida equilibrada. Mas passados dez minutos de jogo, o Barcelona manteve maior posse de bola e passou a pressionar mais os rivais — situação que manteve até o último minuto da partida.

Francisco Trincão abriu o placar aos 29 minutos do primeiro tempo; Moriba aproveitou uma sobra dentro da área e rolou para Trincão, que finalizou com força e balançou as redes.

Aos 36 quase saiu o segundo. Griezmann recebeu bola longa de Busquets e finalizou. O goleiro Fernando Pacheco espalmou, mas o rebote caiu aos pés do camisa 10 do Barça, que não perdoou. No entanto, o lance estava impedido e foi anulado.

O argentino conseguiu anotar o segundo gol pouco antes do intervalo, aos 46. Ele limpou a marcação pela meia-direita e finalizou de fora da área. A bola ainda bateu na trave esquerda do gol antes de entrar.

barça - Lluis Gene/AFP - Lluis Gene/AFP
Messi finaliza de fora da área em partida do Barcelona contra o Alaves, no Camp Nou, pela 23ª rodada da La Liga
Imagem: Lluis Gene/AFP

Apesar de falha, Barcelona não vacila no ataque

Aos 12 do segundo tempo, o Alavés aproveitou um erro de Moriba na saída de bola para descontar. Rioja aproveitou a sobra, arrancou em direção à área e mandou uma bomba no canto direito de Ter Stegen, mudando os marcadores para 2 a 1.

Trincão, novamente aos 29 — desta vez do segundo tempo — ampliou ainda mais o placar ao aproveitar uma sobra do goleiro Pacheco, que havia tirado uma bola de Messi após o argentino tentar driblá-lo.

E foi Messi quem anotou o 4º gol do Barcelona, um minuto depois, ao aproveitar um passe de Griezmann, no meio-campo. O camisa 10 tirou a marcação de Battaglia e finalizou no canto direito, com Pacheco parado no centro do gol assistindo a bola entrar.

Firpo arrematou o placar aos 34 minutos, aproveitando um erro da marcação. O jogador conseguiu alcançar um cruzamento rasteiro de Griezmann para anotar o 5º gol do Barcelona.

Na próxima rodada o Barcelona enfrenta o Cádiz em jogo marcado para 21 de fevereiro de 2021, às 10h, no Camp Nou, em Barcelona, enquanto o Alavés encara o Real Sociedad no Anoeta, em San Sebastian, no domingo (21) às 12h15.

FICHA TÉCNICA
BARCELONA 5 x 1 ALAVÉS

Local: Camp Nou, Barcelona
Data: 13 de fevereiro de 2021, sábado
Horário: 17h (de Brasília
Árbitro: Jorge Figueroa Vázquez
Assistentes: Guillermo Cuadra Fernández e Teodoro Sobrino Magán
Cartões amarelos: Tachi e Martín Aguirregabiria (Alavés)

Gols: Francisco Trincão, aos 29 minutos do primeiro tempo; Lionel Messi, aos 36 minutos do primeiro tempo; Lionel Messi, aos 46 minutos do primeiro tempo; Francisco Trincão, aos 29 minutos do segundo tempo; Lionel Messi, aos 30 minutos do segundo tempo e Junior Firpo, aos 34 minutos do segundo tempo (Barcelona); Luis Rioja, aos 12 minutos do segundo tempo (Alavés)

BARCELONA: Marc Ter Stegen; Óscar Mingueza; Frenkie de Jong; Clément Lenglet; Junior Firpo; Sergio Busquets; Riqui Puig; Ilaix Moriba; Francisco Trincão; Antoine Griezmann; Lionel Messi. Técnico: Ronald Koeman.

ALAVÉS: Fernando Pacheco; Martín Aguirregabiria; Tachi; Florian Lejeune; Rubén Duarte; Tomás Pina; Rodrigo Battaglia ; Édgar Méndez; Iñigo Cordoba; Lucas Pérez; Joselu. Técnico: Abelardo Fernández.

Este conteúdo foi gerado pelo sistema de produção automatizada de notícias do UOL e revisado pela redação antes de ser publicado.