Topo

Capelo diz que Cruzeiro praticou crime financeiro e pede prisão de cartolas

Fernando Moreno/AGIF
Imagem: Fernando Moreno/AGIF

De UOL, em São Paulo

09/10/2020 11h42

A crise vivida pelo Cruzeiro parece não ter fim. Após a Autoridade Pública de Governança do Futebol (Apfut), órgão que fiscaliza o cumprimento das regras estabelecidas pelo Profut, ter confirmado a exclusão do Cruzeiro do programa de refinanciamento de dívidas fiscais do governo federal, o jornalista Rodrigo Capelo afirmou que a cúpula celeste deveria pagar pelos crimes que cometeu.

"Uma diretoria que praticou doping financeiro e cometeu crimes. Esses caras deveriam estar presos. O que o Cruzeiro está sofrendo hoje é brando em relação aos crimes cometidos e outras irregularidades", disse Capelo em participação no Redação Sportv, hoje.

Segundo o comentarista do Grupo Globo, o Cruzeiro deixou de pagar impostos entre 2015 e 2019, e o dinheiro que deveria ter sido revertido ao governo federal serviu para o clube investir em novas contratações e pagamentos de altos salários com isenção de impostos.

"O Cruzeiro deixou de pagar mais de 300 milhões de reais em impostos correntes, além daqueles que estavam no Profut. A Copa do Brasil de 2017 e 2018 foram vencidas com doping financeiro. A diretoria do Cruzeiro foi criminosa".

Capelo ainda questiona como foi possível a decisão da Apfut em conceder quatro votos a favor da equipe mineira com tamanho descalabro administrativo.

"Esses impostos que não foram pagos seriam referentes aos salários dos jogadores, mas ele se apropriou. Isso é crime. Cometeram crime de apropriação indébita. Quando tem a votação da Apfut, e tem o placar de 6 a 4 pela exclusão do Cruzeiro, me pergunto: o que as quatro pessoas que votaram a favor do Cruzeiro tinham na cabeça?", finalizou.

Com a derrota para o Sampaio Côrrea, por 2 a 1 no Mineirão, o Cruzeiro é apenas o 18º colocado na Série B e se encontra na zona de rebaixamento para a Série C.