Topo

Conmebol veta novas inscrições do Fla após covid: “prazos já expiraram”

Jogadores do Flamengo em momento de união antes de jogo contra o Barcelona (EQU) pela Copa Libertadores 2020 - RODRIGO BUENDIA / POOL / AFP
Jogadores do Flamengo em momento de união antes de jogo contra o Barcelona (EQU) pela Copa Libertadores 2020 Imagem: RODRIGO BUENDIA / POOL / AFP

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ)

24/09/2020 19h24Atualizada em 25/09/2020 11h18

Diante do surto de contágio de Covid-19 no elenco, o Flamengo tentou inscrever mais 10 jogadores na Libertadores, mas teve o pedido negado pela Conmebol, que indicou que a movimentação aconteceu fora dos prazos estipulados.

Na próxima quarta-feira, o time rubro-negro encara o Independiente del Valle, no Maracanã, pela quinta rodada da fase de grupos.

O Flamengo tem 34 jogadores na lista da competição. Porém, após a viagem ao Equador, quando encarou Independiente del Valle, no último dia 17, e Barcelona de Guayaquil, na última terça-feira, 16 atletas testaram positivo para coronavírus.

No documento enviado à Conmebol, o clube pedia que a entidade considerasse o "fato público e notório de disseminação da doença em razão de viagem da delegação ao Equador" e solicitava "com a máxima urgência, a liberação em caráter de exceção" da inscrição de 10 atletas.

Em resposta, a Conmebol ressaltava que "foram disponibilizadas duas oportunidades para os clubes incluírem 10 jogadores adicionais e chegar ao máximo de 50 jogadores" e que, neste sentido, não seria possível atender o pedido do Rubro-Negro, "tendo em vista que os prazos para inclusão de jogadores adicionais já expiraram".

Bruno Henrique, Diego, Filipe Luís, Isla, Matheuzinho, Vitinho, Michael testaram positivo ainda no fim de semana e foram sacados do jogo de terça-feira (22). Everton Ribeiro, Rodrigo Caio, Léo Pereira, William Arão, Renê, Gustavo Henrique, Thuler, Gabriel Batista e João Gomes foram detectados com covid-19 após exame na última quarta (23).

Flamengo pediu à Conmebol para inscrever mais 10 jogadores na Libertadores - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Veja trecho do documento enviado pelo Flamengo:

"CLUBE DE REGATAS DO FLAMENGO ("Flamengo"), diante o quadro de saúde mundial decorrente da pandemia do coronavírus (Covid-19), e considerando o fato público e notório de disseminação da doença em razão de viagem da delegação ao Equador em que 16 (dezesseis) atletas foram contaminados, solicita respeitosamente, com a máxima urgência, a liberação para em caráter de exceção seja possível inscrever os 10 (dez) atletas abaixo relacionados:

- Otávio Ataíde da Silva
- José Ítalo Monteiro Fidélis dos Santos
- Pablo Carneiro Freitas
- Richard Rios Montoya
- Yuri de Oliveira
- Rhyan Paradela de Souza e Silva
- Weverton de Sousa Santos
- Carlos Daniel Barbosa da Silva
- Danilo Batista Silva
- Ryan Luka Cordeiro de Souza


Veja trecho da resposta da Conmebol:

Conmebol nega inscrição de mais 10 jogadores do Flamengo na Libertadores - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

"Ao cumprimenta-los, informamos que recebemos no dia de ontem, ofício do Clube de Regatas do Flamengo solicitando a inclusão de 10 jogadores adicionais na Lista de Boa Fé da CONMEBOL Libertadores 2020.

Em atenção ao pedido realizado pelo clube, recordamos que de acordo com a Circular DCC 101/2020 enviada em 13 de setembro de 2020 foram disponibilizadas duas oportunidades para os clubes incluírem 10 jogadores adicionais e chegar ao máximo de 50 jogadores na Lista de Boa Fe, conforme segue:

- Até as 18h (horário do Paraguai) do dia 14 de setembro de 2020, para as equipes que desejavam utilizar os jogadores na Data 3 da Fase de Grupos da CONMEBOL Libertadores (15, 16 e 17 de setembro):

- Até as 18h (horário do Paraguai) do dia 18 de setembro de 2020, para as equipes que desejassem utilizar os jogadores a partir da Data 4 da Fase de Grupos da CONMEBOL Libertadores (22, 23 e 24 de setembro):

Nesse sentido, informamos que infelizmente não será possível atender a solicitação do Clube de Regatas do Flamengo, tendo em vista que os prazos para inclusão de jogadores adicionais já expiraram, conforme indicado na Circular DCC 101/2020 y recordado acima.

Sendo o que tínhamos para o momento, desde já agradecemos a compreensão e renovamos protestos de elevada estima e consideração".