Topo

Grêmio recebe garantias do Benfica e libera Everton Cebolinha para viajar

Lucas Uebel/Grêmio FBPA
Imagem: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

11/08/2020 12h00

Grêmio e Benfica estão em fase final da troca de documentos no negócio por Everton Cebolinha. Com a burocracia em estágio avançado, o jogador já recebeu liberação para viajar rumo a Portugal. O embarque deve ocorrer entre hoje e quarta-feira (12). O Benfica vai pagar cerca de 20 milhões de euros (R$ 127,5 milhões na cotação atual) para contratar Everton Cebolinha.

O Grêmio exigiu receber à vista e adicionou cláusulas bônus para receber novos valores com o desempenho no jogador na Europa. O clube vai ficar com 65% dos 20 milhões de euros, além dos adicionais por metas obtidas ao longo das temporadas em Portugal.

A diretoria do Grêmio aguarda os últimos papéis para emitir nota oficial. O texto vai oficializar o acordo que já existe desde a semana passada, como revelou o UOL Esporte.

Cebolinha foi indicado ao Benfica por Jorge Jesus, que ligou para o atacante e irritou os dirigentes gremistas e também Renato Gaúcho. O telefonema chegou a deixar a presença do jogador no Gre-Nal 426 sob dúvida. Contudo, Everton pediu para atuar contra o Inter.

Contratado ao Fortaleza no início de 2013, Everton se tornou titular absoluto em 2018. Dois anos antes, já tinha status de talismã do time por marcar gols decisivos. Nas últimas duas temporadas foi artilheiro gremista e chegou à seleção brasileira, onde conquistou a Copa América de 2019 também sendo goleador.

Antes do Benfica, clubes como Napoli, Everton-ING, Atlético de Madrid e Borussia Dortmund também demonstraram interesse em Cebolinha. Os ingleses chegaram a se aproximar de acordo, mas no fim o interesse de Jesus pesou.