Topo

Filipe Luís faz contra, e Atlético desbanca o campeão Flamengo no Maracanã

Do UOL, no Rio de Janeiro

09/08/2020 17h54

Na rodada inicial do Campeonato Brasileiro, o Atlético-MG visitou hoje (9) o Flamengo e desbancou os atuais campeões. Com gol contra do aniversariante Filipe Luís, o Galo venceu por 1 a 0 no Maracanã e largou com o pé direito na competição.

A partida foi bem disputada e marcou um duelo tático entre o estreante Domènec Torrent e o argentino Jorge Sampaoli, que armaram suas equipes com espírito totalmente ofensivo. O resultado foi um duelo com muitas alternativas dos dois lados e times que disputaram palmo a palmo os espaços em campo.

Na próxima rodada, o Fla visita o Atlético-GO, quarta-feira, no Estádio Olímpico. No mesmo dia, os atleticanos recebem o Corinthians no Mineirão.

Flamengo sente a falta de ritmo

O Flamengo não deixou de ser o time agressivo e que cria chances em quantidade, mas o time esteve em uma rotação mais baixa do que o normal. Como não atuava desde a final do Carioca, no dia 15 de julho, a equipe teve mais dificuldade para superar o bloqueio imposto pelo Galo e pareceu sem pernas em muitas ocasiões. A equipe teve diversas oportunidades para mudar a história do jogo, mas faltou capricho. O Rubro-negro teve mais a bola, ocupou o campo contrário, mas também apresentou muitas deficiências nos passes e na saída de bola.

Atlético-MG trava com três zagueiros, mas melhora após mudança

Jorge Sampaoli apostou em uma formação que nunca havia escalado no Atlético-MG na estreia do Brasileiro 2020. O técnico colocou a equipe com três zagueiros — Igor Rabello, Gabriel e Junior Alonso. A equipe teve boa marcação nos 45 minutos iniciais. No entanto, encontrou dificuldades na saída de bola, sobretudo com Gabriel. Ainda antes do intervalo, o argentino colocou Jair na vaga do defensor e viu a sua mudança surtir efeito na etapa inicial. Com as linhas de marcação adiantadas, até deu espaço para o oponente. Entretanto, melhorou na saída de bola e também na marcação. Na volta do segundo tempo, o time correu menos riscos com a modificação feita pelo técnico.

Arana se destaca na defesa e na criação de jogadas

Sem um meio-campista com característica de criação, o Atlético apostou em Guilherme Arana para chegar ao ataque. O lateral esquerdo, que foi muito bem também na marcação em seu setor, fez bons lançamentos para Nathan e Marquinhos. Ele, inclusive, participou do lance que culminou em gol no primeiro tempo. Após receber de Marquinhos na ponta esquerda, cruzou rasteiro e viu Filipe Luís marcar contra no lance. O lateral do Atlético foi o grande nome ofensivo da equipe no Maracanã.

Dupla do Fla não funciona

Dupla letal do Flamengo, Bruno Henrique e Gabigol não tiveram tarde das melhores no Maracanã. Com escolhas erradas, os dois não dialogaram e pareceram meio fora de sintonia. Os dois tiveram suas oportunidades, mas faltou precisão e, por vezes, velocidade para a conclusão da jogada.

Cronologia

Aos 23 minutos da etapa inicial, Arana cruzou do lado esquerdo e Filipe Luís mandou para dentro do próprio gol.

Sampaoli a mil por hora

O técnico Jorge Sampaoli costuma ser agitado à beira do campo, mas o argentino estava especialmente pilhado no jogo do Maracanã. Após intensa reclamação, foi advertido com o cartão amarelo por Raphael Klaus. O atleticano não sossegou e seguiu batendo boca com o quarto árbitro e gesticulou muito durante todo o jogo.

Gramado falho

O gramado do Maracanã segue sendo uma pedra no sapato para o Flamengo e os times visitantes. Mesmo com um intervalo razoável sem jogos, o campo apresentou falhas e tinha o aspecto de "queimado" em alguns locais.

Papais homenageados

No Dia dos Pais, os jogadores do Flamengo atuaram com os nomes de seus pais estampados na camisa rubro-negra. A TV do clube registrou a homenagem com os uniformes no vestiário do Maracanã.

Mosaico e som na caixa

Para dar aquele "clima de estádio", o Flamengo facilitou a entrada de torcedores do clube, que montaram um mosaico no setor central do Maracanã. O grupo se reuniu no sábado e formou um desenho os escudos do Rubro-negro e a taça do Brasileiro. Atrás dos dois gols, faixas e bandeiras também foram colocadas. O sistema de som do Maraca reproduziu cantos da torcida durante os 90 minutos.

FICHA TÉCNICA:
FLAMENGO x ATLÉTICO-MG

Local: Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
Data/Hora: 9 de agosto de 2020, às 16h (horário de Brasília)
Árbitro: Raphael Claus (SP)
Assistentes: Daniel Paulo Ziolli (SP) e Anderson José de Moraes Coelho (SP)
VAR: Thiago Duarte Peixoto (SP)
Cartões amarelos: Jorge Sampaoli, Gabriel, Allan (CAM); Bruno Henrique, Rafinha, Pedro (FLA)
Cartões vermelhos:
Gols:
Filipe Luís (contra), aos 23 minutos do 1º tempo

FLAMENGO: Diego Alves; Rafinha, Rodrigo Caio, Léo Pereira e Filipe Luis; Arão, Gerson (Vitinho) e Arrascaeta (Pedro); Everton Ribeiro (Michael), Bruno Henrique e Gabigol. Técnico: Domènec Torrent

ATLÉTICO: Rafael; Gabriel (Jair), Igor Rabello e Junior Alonso; Guga, Allan, Alan Franco (Hyoran), Nathan (Keno) e Guilherme Arana; Savarino (Bueno) e Marquinhos (Marrony). Técnico: Jorge Sampaoli