Topo

OPINIÃO

Blogueiros: qual o melhor destino para a redenção de Coutinho? Veja cotados

Christof Stache/AFP
Imagem: Christof Stache/AFP

Do UOL, em Santos (SP)

02/07/2020 04h00

Resumo da notícia

  • Philippe Coutinho não deve seguir no Bayern para próxima temporada
  • Barcelona também não quer o jogador brasileiro e deve negociá-lo
  • Entre os interessados, estão times ingleses como Liverpool e Tottenham
  • Perguntamos aos blogueiros: qual melhor destino pra redenção de Coutinho?

Philippe Coutinho acertou sua prorrogação de contrato de empréstimo com o Bayern de Munique até o fim de agosto para fechar a temporada. O vínculo terá mais dois meses de duração, até a conclusão da Liga dos Campeões. Porém, o clube alemão não pensa em exercer a cláusula de compra do meia de 28 anos, que voltará ao Barcelona quando a atual temporada se encerrar.

O clube catalão deve negociá-lo com algum dos interessados no futebol inglês. Há uma lista de possíveis destinos para o brasileiro, entre eles Liverpool, Tottenham e Newcastle, além de outras equipes. Mas qual delas é o melhor caminho para a redenção de Coutinho? Perguntamos isso aos blogueiros do UOL Esporte. Confira:

ANDRÉ ROCHA

O encaixe de Coutinho é complexo em qualquer time, pois precisa de um sistema para ele. Porque não é meio-campista nem ponta num 4-3-3/4-1-4-1. Por isso não foi tão bem no Barcelona. Nem meia de articulação num 4-2-3-1, como na seleção onde não alcança sequência de bons jogos. Nem no Bayern de Munique.

Ele é ponta articulador pela esquerda. Para acionar o lateral no corredor, inverter para o ponta do lado oposto ou, melhor, cortar para dentro e finalizar. O melhor Coutinho sempre veio neste posicionamento, especialmente no Liverpool. Quem se habilita?

Leia o blog do André Rocha.

ANDREI KAMPFF

Coutinho precisa retomar uma confiança perdida. E o melhor caminho para isso é um retorno. Inglaterra. Foi lá que ele jogou demais, e fez o Barça pagar pluma fortuna para tirá-lo do Liverpool de Klopp que não queria que ele fosse.

Leia o blog Lei em Campo.

JUCA KFOURI

Imagino que não seja na dureza da Premier League. Se na Espanha ele não se deu bem, eu, se fosse ele, já suficientemente bem materialmente, voltava pro Brasil.

Leia o blog do Juca.

JULIO GOMES

O melhor destino vai ser algum clube médio, em que ele seja o melhor do time e tenha minutos, ritmo e confiança. Já vimos que não tem consistência para ocupar espaço na elite da elite da Europa.

Leia o blog do Julio Gomes.

MARCEL RIZZO

Voltar ao Liverpool seria o ideal, mas acredito que pela queda de produção Coutinho acabe em algum time médio da Inglaterra. Com 28 anos, Coutinho passa por um momento complicado da carreira. Tem que voltar a render logo se quiser continuar na elite europeia.

Leia o blog do Marcel Rizzo.

MENON

Ele deveria ir para o Tottenham. Um bom clube para recomeçar. Não acho que deveria voltar ao Liverpool e conviver com cobranças por ter feito tudo para sair e ir ao Barcelona. Precisa de novos desafios e mostrar que pode comandar um time de alto nível e levá-lo a grandes voos na Champions.

Leia o blog do Menon.

MILTON NEVES

Philippe Coutinho é o David Luiz do ataque: tem muito mais fama do que bola. É um bom coadjuvante sem brilho próprio e deveria ir para a China e ficar mais milionário como Oscar, outro bonzinho-santinho opaco. Os dois são famosos ruinzinhos que não vibram e jogam burocraticamente. Jogador top precisa ter raça, gana, vontade, raiva, além de talento e tesão pela bola.

Leia o blog do Milton Neves.

PERRONE

1° Bayern, convencendo os alemães a contratá-lo numa virada espetacular.

2° Barcelona. Conquistar uma nova oportunidade e justificar o investimento nele seria uma doce volta por cima.

3° Tottenham. Jogaria num time forte e sem conviver com as comparações do passado, o que aconteceria no Liverpool.

Leia o blog do Perrone.

RAFAEL REIS

A questão nem é qual a melhor opção para Coutinho, mas sim qual é verdadeira. Sinceramente, não dá para acreditar que o Liverpool, neste momento, tenha interesse em repatriá-lo. O brasileiro emendou duas passagens bem decepcionantes por clubes do primeiro escalão do futebol mundial (Barcelona e Bayern de Munique) e dificilmente terá uma terceira oportunidade consecutiva em times desse nível.

A tendência é que ele precise descer um degrau na escadinha da bola. Talvez o melhor caminho para Coutinho realmente seja defender uma equipe média para tentar ser "o cara dela" e assim se reposicionar no cenário europeu. O Newcastle poderia lhe dar essa opção, mas apenas realmente se mudar de dono e de estilo de jogo na próxima temporada.

Leia o blog do Rafael Reis.

RENATO MAURÍCIO PRADO

Se o Liverpool aceitar o Coutinho de volta, certamente, será a melhor escolha. Só não sei se conseguirá ser novamente titular. Mas vale a tentativa.

Leia o blog do Renato Maurício Prado.