Topo

Coronavírus: Campeonato Holandês é encerrado sem campeão nem rebaixamento

O Ajax está classificado para a Liga dos Campeões na primeira vaga do país - Getty Images
O Ajax está classificado para a Liga dos Campeões na primeira vaga do país Imagem: Getty Images

Do UOL, em Porto Alegre

24/04/2020 13h39

Após o governo da Holanda estabelecer que as competições esportivas não poderiam ser retomadas até 1º de setembro em razão da pandemia de coronavírus, o Campeonato Holandês desta temporada foi declarado como encerrado. A Eredivisie não terá campeão nem rebaixamento na edição 2019/2020.

Em comunicado oficial, a organização da Liga informou que o Ajax - que liderava a competição até a paralisação na 25ª rodada apenas nos critérios de desempate - será classificado de forma direta à Liga dos Campeões da próxima temporada. O AZ, segundo colocado, passará pela fase eliminatória da competição continental.

A classificação da competição no momento da paralisação servirá, também, para estabelecer classificados para Liga Europa. Feyenoord, PSV Eindhoven e Willem II estarão no torneio.

Foi definido que não haverá rebaixamento nem promoção nesta temporada, sendo os mesmos clubes a disputarem a edição 2020/2021.

"Do ponto de vista esportivo, é um resultado compreensível, mas decepcionante. Isso também representa um sério golpe financeiro para a indústria do futebol profissional, que tem milhares de empregos e milhões de fãs", diz o comunicado da Liga Holandesa.

O Campeonato Holandês feminino também está cancelado, seguindo os mesmos moldes do masculino.