Topo

Dorival Júnior sobre seu câncer: "Estou esperançoso, logo volto ao futebol"

Dorival Júnior será operado na terça-feira (1º) para retirada de um câncer na próstata - Bruna Prado/Getty Images
Dorival Júnior será operado na terça-feira (1º) para retirada de um câncer na próstata Imagem: Bruna Prado/Getty Images

Talyta Vespa

Do UOL, em São Paulo

28/09/2019 04h00

Resumo da notícia

  • Dorival Júnior será operado na terça-feira (1º) para a retirada de um câncer na próstata
  • Doença foi descoberta no primeiro semestre deste ano e, por causa dela, técnico negou propostas de diversos clubes
  • Treinador diz estar confiante, tranquilo e que logo volta ao mercado do futebol

O técnico Dorival Júnior vai passar por cirurgia para a retirada de um câncer de próstata na próxima terça-feira (1º). Por causa da doença, descoberta no primeiro semestre deste ano, o treinador afirma ter negado convites para assumir clubes brasileiros.

A última aproximação foi feita pelo Cruzeiro, que anunciou a demissão de Rogério Ceni na quinta-feira (26). Ainda neste setembro, Dorival foi procurado, também, pelo Fluminense. Em entrevista ao UOL Esporte, ele garante que todos os times foram muito compreensivos em relação às negativas.

"Expliquei a situação a todos que me contataram. E me surpreendi com tantos telefonemas. A cada saída [de técnicos], eu recebia uma ligação. Esse retorno me deixou muito feliz, me senti preenchido. Na hora certa, e vai ser logo, estarei de volta", afirma.

A descoberta do câncer de próstata, ele conta, aconteceu durante exames de rotina. Dorival explica que o primeiro sinal de que havia algo errado foi o aumento no valor do PSA [enzima que detecta níveis de tumor, utilizada para diagnóstico de câncer de próstata].

"Com essa alteração no PSA, que foi bem significativa, meu médico pediu exames complementares para investigação. Foi quando descobrimos o câncer, graças a Deus, ainda no início. Falamos sobre as possibilidades de tratamento e ele garantiu que a cirurgia era a melhor delas", diz. "Estou muito tranquilo, até animado, por ter descoberto cedo. Logo estarei pronto novamente para o mercado de trabalho".

Em 2014, Dorival vivenciou o câncer da mulher, Valéria, que, segundo ele, foi muito mais agressivo. "Eu e minha mulher conversamos, estamos tranquilos em relação à cirurgia", diz. "Há alguns anos, ela enfrentou um câncer de mama que foi bastante invasivo, precisou fazer cinco cirurgias em quatro meses, fez a retirada total do seio. Não foi fácil. Agora, ela está bem; evoluindo a cada momento".

Carinho por Fernando Diniz

Dorival aproveita para elogiar o amigo e atual técnico do São Paulo, Fernando Diniz. UOL Esporte mostrou que a relação entre os treinadores foi importante para a contratação do ex-técnico do Fluminense, oficializada nesta sexta-feira (27).

"Nós sempre trocamos informações, ele acompanhou uma parte dos meus trabalhos no São Paulo. Tenho um carinho muito especial por ele e tenho certeza de que vai fazer um excelente trabalho. Fernando Diniz é um profissional muito preparado", afirma.

Quando Dorival assumiu o lugar de Rogério Ceni, em julho de 2017, Diniz passou a ser visto quase diariamente no CT da Barra Funda. Amigo do então comandante, ele ganhou livre acesso nas dependências do clube. Na época, Diniz estava desempregado e acompanhava as atividades do São Paulo para se manter próximo do mercado da bola e aproveitava a chance para trocar ideias com o colega de profissão.