Topo

Palmeiras

Palmeiras fecha semana diferente com Mano para se preparar para o Fortaleza

Mano teve uma semana cheia para trabalhar pela primeira vez desde que chegou - Cesar Greco/Ag. Palmeiras/Divulgação
Mano teve uma semana cheia para trabalhar pela primeira vez desde que chegou Imagem: Cesar Greco/Ag. Palmeiras/Divulgação

Leandro Miranda

Do UOL, em São Paulo

21/09/2019 04h00

Resumo da notícia

  • Pela primeira vez, Mano teve semana completa para treinar o Palmeiras
  • Técnico aumentou número de treinos fechados e antecipou viagem ao Ceará
  • Palmeiras tenta sua quarta vitória consecutiva com o novo treinador
  • Partida contra o Fortaleza acontece às 16h de amanhã, no Castelão

O Palmeiras encerra hoje uma semana diferente de preparação sob o comando do técnico Mano Menezes para enfrentar o Fortaleza amanhã (22), a partir das 16h, na Arena Castelão, pela 20ª rodada do Campeonato Brasileiro. O técnico teve uma semana cheia para trabalhar pela primeira vez desde que chegou, aumentou o número de treinos fechados para acertar detalhes táticos e ainda antecipou a viagem para a capital cearense.

Sem nenhum jogo no meio da semana, o que não havia acontecido até então, o treinador pôde programar a preparação de uma forma mais pausada. O elenco teve dois dias de folga, domingo e segunda-feira, e se reapresentou na terça para atividades técnicas. O colombiano Iván Angulo, aliás, foi ausência por motivos pessoais e, com isso, perdeu terreno na disputa para receber alguns minutos em campo amanhã.

A quarta-feira foi novamente um dia de trabalhos técnicos, estimulando posse de bola, troca de passes em velocidade, raciocínio rápido e intensidade. A expectativa do elenco e de Mano é que esse novo estilo do treinador, com mais ênfase em posse e bola no chão, apareça ainda mais contra o Fortaleza após uma semana repleta de trabalhos.

Ao contrário do que vinha fazendo em partidas anteriores, quando fechou apenas o treino tático da véspera, Mano desta vez trabalhará três dias sem a presença da imprensa. É a oportunidade para praticar e reforçar as variações de posicionamento e movimentação que ele espera que o time faça. Após treinos fechados na quinta e na sexta, o Palmeiras tem mais um na manhã de hoje, no CT do Ceará.

A viagem para Fortaleza, aliás, foi antecipada por opção de Mano. Normalmente, a equipe viaja na véspera do jogo, mas o Palmeiras já embarcou ontem, após o treino da manhã, para encerrar a preparação já no local da partida. O treinador explicou a decisão dizendo que ela obedece a "critérios técnicos".

"Se viajássemos no sábado, teria que ser no sábado à tarde. Teríamos que fazer um treino no sábado, pela manhã. Se fizéssemos à tarde [o treino], São Paulo-Fortaleza são três horas de voo direto, mais 1h30 de trajeto entre aeroportos... É uma viagem que engloba 4h30, cinco horas. A menos de 24 horas do horário do jogo, não é bom. Acredito que assim nos preparamos de forma melhor", afirmou.

Como o próprio técnico afirmou na quinta-feira, a missão agora é fazer tudo o que foi trabalhado durante a semana aparecer de forma positiva no campo, com desempenho e resultado. O Palmeiras busca sua quarta vitória em quatro jogos sob o comando de Mano e está na segunda posição do Campeonato Brasileiro, com 39 pontos, três a menos que o líder Flamengo.

Palmeiras